Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Zoonoses do DF tem 25 animais aguardando adoção; veja fotos

Cachorros e gatos foram resgatados e estão saudáveis e com vacinas em dia. Preferência por filhotes dificulta acolhimento

Brasília|Do R7, em Brasília

São dez cachorros e 15 gatos aguardando um lar
São dez cachorros e 15 gatos aguardando um lar São dez cachorros e 15 gatos aguardando um lar

A Vigilância Ambiental de Zoonoses no Distrito Federal acolhe 25 animais que aguardam adoção. São dez cães e 15 gatos que foram resgatados de alguma situação de abandono ou maus-tratos, receberam cuidados, vacinas e agora estão prontos para ganhar um novo lar.

Os animais acabam sendo deixados de lado por muitas pessoas por conta da idade. A maior parte deles já é considerada adulta, e há um receio de quem deseja ser tutor quanto à adaptação. Porém, o veterinário da Zoonoses Frederico Torres ressalta que isso não impede a adoção.

“Muitos não querem adotar um cão ou gato adulto por medo do animal não se habituar aos costumes da casa, mas temos apenas um caso de devolução do animal, e não foi por esse motivo. O animal que recebe carinho e alimentação logo se acostuma aos novos tutores”, explica.

Todos os animais passam por exames e são monitorados para certificar que estão infectados pelo vírus da raiva, antes de serem liberados para adoção. A Zoonoses ainda garante a castração dos cachorros ou gatos que forem acolhidos. “Estão todos em excelentes condições para serem adotados. Os gatos, além de receberem a vacina contra o vírus da raiva, também foram testados para FIV (Aids felina) e FeLV (leucemia felina)”, explica Frederico.

Publicidade

O candidato à adoção deve acessar o site Amigos da Zoonoses e responder um formulário com perguntas sobre como deseja cuidar e conviver com o cão ou o gato. A equipe de voluntários da Zoonoses entrará em contato com o interessado.

Os veterinários do local dão algumas orientações para os tutores. Se o cachorro for dormir ou viver fora de casa, é importante que ele tenha uma área onde possa se refugiar do sol, da chuva, vento, calor e frio. O local de descanso, fora ou dentro, deve ser confortável e limpo.

Publicidade

Além disso, as casas devem ser cercadas e protegidas para impedir a fuga do animal, e nos apartamentos as janelas devem ser teladas ou gradeadas para evitar quedas.

A Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) recebe visitas de quem deseja adotar. O local abre das 11h às 16h, de segunda a sexta-feira, e fica situado no Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain), lote 4, Estrada do Contorno Bosque, Noroeste.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.