Aplicativo mostra estabelecimentos com aglomerações durante quarentena

Egressos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal O post Aplicativo mostra estabelecimentos com aglomerações durante quarentena apareceu primeiro em Portal Correio.

Egressos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) desenvolveram um aplicativo para ajudar a população no enfrentamento da pandemia da Covid-19. A ferramenta ‘Não Aglomere’ informa se determinado estabelecimento está lotado de pessoas ou não.

Leia também:

Álcool gel é eficaz na prevenção ao coronavírus, afirma conselho Saiba como se proteger e onde ter atendimento para coronavírus Veja aqui as últimas sobre o coronavírus

O Não Aglomere tem a intenção de apontar, em tempo real, a movimentação nos estabelecimentos comerciais que permanecerem abertos durante a quarentena. Para isso, é necessário cadastrar o estabelecimento comercial, fornecendo dados como nome, endereço, ramo do comércio, etc. Em seguida, os usuários da plataforma enviam atualizações sobre a situação atual do estabelecimento, indicando se há muitas pessoas ou não.

Para instalar o aplicativo, basta entrar no site e pressionar o botão “Usar a Ferramenta”. O site também oferece várias informações sobre a Covid-19. Por meio do portal, também é possível realizar doações, para ajudar a manter a plataforma no ar e os serviços funcionando perfeitamente.

De acordo com Jadson Souza, um dos criadores do aplicativo, a ideia surgiu quando ele viu uma fila do lado de fora de um dos supermercados da cidade de Monteiro. A concentração de pessoas na rua ocorria justamente para evitar aglomeração de clientes dentro do estabelecimento. Para criar o aplicativo, ele contou com a ajuda do colega Lucas Tomé. Eles esperam que o aplicativo, de alguma forma, contribua para diminuir o contágio do vírus.

Também participaram do desenvolvimento Thacio Maikon, egresso do curso de Construção de Edifícios, e Natasha Lima, atualmente estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O Não Aglomere já possui o registro de mais de 200 estabelecimentos comerciais, todos cadastrados pela própria comunidade, e chegou a ter mais de 1.000 acessos em um único dia. Os estabelecimentos estão espalhados por várias cidades do Nordeste, mas principalmente dos estados da Paraíba e Pernambuco.

Saiba mais sobre o novo coronavírus no vídeo abaixo

O post Aplicativo mostra estabelecimentos com aglomerações durante quarentena apareceu primeiro em Portal Correio.