Diário Digital Ação da PRF e Denar prende homem com cocaína avaliada em meio milhão de reais

Ação da PRF e Denar prende homem com cocaína avaliada em meio milhão de reais

Ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com a Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar) prendeu homem, de 44 anos, que transportava 43,2 quilos de pasta base de cocaína escondidas em caminhão com 30 toneladas de sucata. O suspeito pegou a droga em Mato Grosso e transportaria para o estado de São Paulo. Cálculos […] O post Ação da PRF e Denar prende homem com cocaína avaliada em meio milhão de reais apareceu primeiro em Diário Digital.

Ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com a Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar) prendeu homem, de 44 anos, que transportava 43,2 quilos de pasta base de cocaína escondidas em caminhão com 30 toneladas de sucata. O suspeito pegou a droga em Mato Grosso e transportaria para o estado de São Paulo. Cálculos das policiais são de que o ilícito está avaliado em mais de R$ 500 mil.

Ao todo, foram apreendidos 42 tabletes de pasta base de cocaína, com peso de 43 quilos, além de uma carreta. O inspetor da PRF, Tercio Baggio explica que apenas o cavalo estava no nome do autor. "A carreta, que é onde estava a sucata, não estava no nome do acusado, mas o cavalo, a parte do veículo, estava", relata.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Tercio Baggio, à direita, mostra pasta base apreendida - (Foto: Luciano Muta)

A droga estava escondida dentro do diferencial do caminhão, o que demandou uma fiscalização avançada na estrutura da combinação veicular, sendo apreendido toda a droga em um compartimento oculto do cavalo trator. O homem foi preso na noite do sábado (21) e um mecânico foi chamado para desmontar toda a estrutura na manhã do domingo (22).

O delegado da Polícia Cívil, Hoffman D’Ávila Cândido e Souza explica que a ação monitorava o homem antes da abordagem policial. "A abordagem foi realizada após trabalho de investigação e força de inteligência que monitorava o preso", afirma.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Delegado Hoffman D’Ávila Cândido e Souza, da Polícia Civil - (Foto: Luciano Muta)

A ação conjunta da Polícia Civil com a PRF mirava o suspeito há mais de um mês, em decorrência de outras abordagens em que ele estava envolvido. "Ele não tem passagem, mas já foi alvo de outras abordagens. Ele estava lícito em todas elas, porém já estava com o carregamento de pasta base em mira", reforça Baggio.

O delegado Hoffmann reforça que a Capital sul-mato-grossense é um entreposto entre a fronteira com o Paraguai e outros estados do Brasil. "Essa droga pode ser revendida aqui, mas a quadrilha monta uma estrutura para fazer a logística. Então, o foco dessa Operação está sendo esse tráfico interestadual, mas focando na Capital que se tornou um entreposto", esclarece.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Homem transportava 43 quilos de cocaína - (Fotos: Luciano Muta)

As policiais reforçam que modus operandi do homem é conhecido pelas duas forças. Nele, o motorista do caminhão, não transporta o entorpecente no meio da carga lícita, mas sim dentro do diferencial do veículo. Os ilícitos, coletados em Cáceres, no Mato Grosso, seriam transportados até o estado de São Paulo, porém o autor não indiciou com precisão o município.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Autor transportava sucata para driblar policiais - (Foto: Luciano Muta)

A apreensão é um desdobramento da Operação Unitatem, realizada neste ano pelas duas forças policiais, focada no combate ao narcotráfico que visa tanto abastecer Campo Grande, como outros grandes centros do país. "É importante destacar que estamos tendo um ótimo resultado dessa parceria com a Denar, com cerca de nove toneladas de drogas apreendidas com a ação", ressaltou Baggio.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
(Foto: Luciano Muta)

O post Ação da PRF e Denar prende homem com cocaína avaliada em meio milhão de reais apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas