Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dia do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é celebrado em 30 de julho

O tráfico de pessoas não é coisa de filme ou novela. É uma grave violação de direitos humanos que acontece, diariamente no Brasil e no mundo. O combate a esse perigoso inimigo ganha força nesta quinta-feira , 30 de Julho, quando é celebrado o Dia Mundial e Nacional do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O […] O post Dia do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é celebrado em 30 de julho apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

O tráfico de pessoas não é coisa de filme ou novela. É uma grave violação de direitos humanos que acontece, diariamente no Brasil e no mundo. O combate a esse perigoso inimigo ganha força nesta quinta-feira , 30 de Julho, quando é celebrado o Dia Mundial e Nacional do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

O tráfico de pessoas ocorre quando há o movimento de pessoas, interno ou internacional, por meio de ameaça, engano ou abuso durante uma situação de vulnerabilidade da vítima, com a finalidade de exploração ao trabalho análogo à de escravo, servidão, exploração sexual, adoção ilegal ou remoção de órgãos.

A maior parte das vítimas são de mulheres, mas o crime também é cometido contra crianças, adolescentes, homens, travestis e transexuais, inclusive imigrantes. Muitas pessoas que sofrem a violação de tráfico são impedidas de sair da situação por receberem ameaças contra si ou contra familiares ou ainda pela retenção de seus documentos e entre outros casos.

De acordo com a titular do Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, afirma que é preciso ficar muito atento, pois os aliciadores muitas vezes são pessoas próximas, familiares, supostos amigos, pessoas com alto poder de convencimento. Não acredite em promessas milagrosas de trabalho ou que te deixem preso a uma dívida. Desconfie, tenha uma rede de apoio e se precisar, Disque 100 para denunciar".

Publicidade

Um dos desafios para enfrentar o tráfico de pessoas é exatamente o número de denúncias relativas ao tema. Em 2019, o Disque 100, serviço do MMFDH que recebe denúncias de violações de direitos humanos em todo o paós, registrou apenas 61 denúncias de casos desse tipo no Brasil.

O Ligue 180, canal específico para mulheres em situação de violência, registrou apenas 38 denúncias relacionadas ao tráfico de pessoas no ano passado. Já pelo antigo aplicativo Proteja Brasil apenas 15 denúncias foram recebidas.

Publicidade

"Números tão baixos de denúncias sugerem a necessidade de conscientização da sociedade quanto a essa violação e os canais de denúncia oferecidos pelo MMFDH", disse a assessora para assuntos sobre refugiados, Cláudia Giovannetti.

Denúncias — Qualquer indivíduo que foi ou é vítima de algum tipo de tráfico de pessoas ou conhece alguém que tenha sido aliciado, pode denunciar por meio do Disque 100 ou do Ligue 180, no caso de mulheres. Os serviços funcionam 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados, e possuem atendimento em português, inglês e espanhol.

Publicidade

Além de ligação, podem ser utilizados para denúncias o site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) do Ministério, o aplicativo Direitos Humanos Brasil e o serviço de mensagens instantâneas no Telegram.

Em todas as plataformas, as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento. A denúncia é recebida, analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos.

O post Dia do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é celebrado em 30 de julho apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.