Diário Digital Imposto de Renda pode ajudar crianças com câncer em MS

Imposto de Renda pode ajudar crianças com câncer em MS

Pessoas físicas ou jurídicas podem contribuir com instituições filantrópicas que realizam trabalhos voltados a crianças e adolescentes por meio do Imposto de Renda. Isso porque é possível direcionar parte do imposto devido para o Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência (FMIA). Essa destinação é feita por meio do Clique Esperança, uma ferramenta que […] O post Imposto de Renda pode ajudar crianças com câncer em MS apareceu primeiro em Diário Digital.

Pessoas físicas ou jurídicas podem contribuir com instituições filantrópicas que realizam trabalhos voltados a crianças e adolescentes por meio do Imposto de Renda. Isso porque é possível direcionar parte do imposto devido para o Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência (FMIA).

Essa destinação é feita por meio do Clique Esperança, uma ferramenta que facilita as doações para o FMIA. O projeto é um instrumento de políticas e programas de promoção e defesa dos direitos das crianças e do adolescente pelo qual o contribuinte faz uma doação a qualquer uma das entidades cadastradas e que estão aptas a receber o recurso.

O valor doado deduzido do Imposto de Renda é convertido em ações de combate ao enfrentamento ao trabalho infantil, à exploração sexual, à situação de crianças na rua e também a programas de atendimento a crianças e adolescentes, orientações e apoio familiar, entre outras.

Em Mato Grosso do Sul, uma das instituições habilitadas a receber essa contribuição é a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS), que desde 1998, cuida de crianças e adolescentes com câncer de todo o Estado e região. Por ano, mais de 600 assistidos passam por lá. Eles recebem hospedagem, alimentação, transporte para o tratamento e as consultas, cestas básicas, atividades lúdico-pedagógicas e ainda atendimentos multiprofissionais.

Graças a essa destinação, em 2019 a instituição pôde realizar a troca da van que faz o transporte dos nossos assistidos. Já em 2020, em razão da pandemia, os recursos puderam ser utilizados para pagamento de equipe multidisciplinar e seus encargos.

Uma situação atípica, visto que esse ano houve uma mudança na deliberação do FMIA. Segundo Regina Filipini, coordenadora do setor de convênios da instituição e vice-presidente do Conselho Municipal Da Criança e do Adolescente (CMDCA), essa destinação ajuda muito a AACC/MS e no último ano foi determinante para a manutenção do atendimento.

“A possibilidade de usar esse fundo nos permitiu continuar com um trabalho de qualidade com nossos assistidos, mesmo durante esse período tão delicado. Por isso, contamos com a colaboração da população sul-mato-grossense para juntos trabalharmos por nossa causa. O câncer infantojuvenil tem cura e recursos como esses são fundamentais para isso”, explica.

Para conferir o passo a passo de como fazer essa destinação, acesse http://bit.ly/iraaccms. É necessário também fazer o envio do comprovante do pagamento da DARF gerada pelo sistema da Receita Federal para a AACC/MS, com uma declaração dizendo que a pessoa física ou jurídica destina o recurso à instituição.

Para mais informações ou orientações entre em contato com a AACC/MS pelo telefone (67) 3322-8044.

O post Imposto de Renda pode ajudar crianças com câncer em MS apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas