Diário Digital Jucems registra novo recorde de abertura de empresas no Estado em Outubro

Jucems registra novo recorde de abertura de empresas no Estado em Outubro

Mato Grosso do Sul atingiu mais um recorde de abertura de empresas em 2020. O Estado registrou 766 novos negócios abertos em outubro, melhor resultado para o mês da série histórica iniciada em 2008. Os números são da Jucems (Junta Comercial do Estado), órgão vinculado a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e […] O post Jucems registra novo recorde de abertura de empresas no Estado em Outubro apareceu primeiro em Diário Digital.

Mato Grosso do Sul atingiu mais um recorde de abertura de empresas em 2020. O Estado registrou 766 novos negócios abertos em outubro, melhor resultado para o mês da série histórica iniciada em 2008. Os números são da Jucems (Junta Comercial do Estado), órgão vinculado a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

No acumulado de janeiro a outubro de 2020, são 6.681 empresas constituídas no Estado. Os dados da Jucems também indicam que o montante é 9,5% maior que os 6.098 negócios abertos no mesmo período de 2019 e já supera o resultado de 12 meses de 2018, quando foram abertos 6.360 CNPJs.

“Os números refletem o ânimo da economia neste período após o auge da Covid-19 e seus impactos. Apesar de ainda exigir cautela, o momento é de recuperação e reestruturação das atividades produtivas, mas estamos animados com a movimentação econômica no Estado”, afirma o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro.

O setor de serviços segue como o que mais abre empresas no Estado, sendo responsável por 62,7% dos novos negócios de outubro, ou 481 em números absolutos. O comércio abriu 261 empresas, representando 34% das empresas e a indústria totalizou 24 negócios, ou 3,13% do total de outubro.

O comércio varejista de vestuário e acessórios abriu 25 das 766 empresas constituídas em outubro, mesma quantidade do transporte rodoviário de cargas. Holdings de instituições não-financeiras abriram 22 negócios e restaurantes e similares 21. Atividade médica ambulatorial de consultas foi o quinto seguimento que mais constituiu empresas em outubro, totalizando 18.

Em Campo Grande estão localizadas 45,9% do total de empresas abertas em outubro, seguido por Dourados com 9,14% e Três Lagoas com 4,31%. O quarto município que mais abriu empresas foi Ponta Porã, com 24, e Naviraí aparece em quinto com 23 novos negócios abertos em outubro.

Fechamento - Em outubro de 2020 o Estado fechou 323 empresas, o resultado é 5% inferior ao mesmo período de 2019. O setor de serviços fechou 51,3% ou 166 negócios no mês, seguido pelo comércio com 44% ou 143 e a indústria com 4,3% ou 14 empresas.

No período de janeiro a outubro, 3.348 empresas fecharam as portas em Mato Grosso do Sul, o que representa aumento de 34,78% em relação ao ano passado, influenciado pelo impacto econômico da pandemia da Covid-19 e extinção da cobrança da taxa por fechamento.

O comércio varejista de vestuário e acessórios também foi o setor que mais fechou portas em outubro, somando 17 negócios, seguido pelo comércio varejista de produtos alimentícios com 13 e transporte rodoviário de cargas com 10. Seguindo a tendência natural, Campo Grande foi responsável por 43,9% das empresas fechadas em outubro, seguido por Dourados com 6,8%.

O post Jucems registra novo recorde de abertura de empresas no Estado em Outubro apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas