Diário Digital Novo modelo da CNH começa a ser emitido a partir de quarta-feira em MS

Novo modelo da CNH começa a ser emitido a partir de quarta-feira em MS

A partir deste 1º de junho, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará a ser emitida em um novo formato. O Departamento de Trânsito (Detran) de Mato Grosso do Sul foi escolhido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para ser o primeiro do país a emitir o novo modelo do documento de habilitação A mudança […] O post Novo modelo da CNH começa a ser emitido a partir de quarta-feira em MS apareceu primeiro em Diário Digital.

A partir deste 1º de junho, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará a ser emitida em um novo formato. O Departamento de Trânsito (Detran) de Mato Grosso do Sul foi escolhido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para ser o primeiro do país a emitir o novo modelo do documento de habilitação

A mudança segue a resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de dezembro do ano passado e traz mais segurança aos motoristas com o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta, dificultando falsificações.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Novo modelo será emitido em cor verde e amarelo - (Foto: Divulgação)

Outra mudança é a cor da carteira que traz predominantemente as cores verde e amarelo. A assinatura do motorista também mudou de lugar, ficando abaixo da foto. As categorias para as quais cada motorista está habilitado ficará marcada por desenhos de veículos, já a indicação de CNH temporária ou definitiva será indicada no canto superior direito pela letra P ou D, respectivamente.

Foi também incorporado um código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Como terá informações impressas em inglês e francês, além do português, o documento facilitará o uso em outros países.

A substituição da CNH não é obrigatória. Ela será implementada de forma gradual para novas habilitações, na medida em que os condutores venham a renovar ou emitir a segunda via do documento.

A nova CNH adotará uma nova cor. Além do verde, terá também o amarelo e novos elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes. O documento terá um QR Code e poderá ser expedido nos formatos físico, digital ou ambos.

O post Novo modelo da CNH começa a ser emitido a partir de quarta-feira em MS apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas