Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sem 13º salário, trabalhadores da Santa Casa param

O dia de trabalho para os funcionários da Santa Casa de Campo Grande começou com protesto nesta terça-feira (22). Com décimo terceiro salário em atraso, eles cruzaram os braços e fizeram uma mobilização no saguão do maior hospital do Estado. Cerca de 200 profissionais dos setores de enfermagem, de radiologia e do administrativo participaram do […] O post Sem 13º salário, trabalhadores da Santa Casa param apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|Do R7

O dia de trabalho para os funcionários da Santa Casa de Campo Grande começou com protesto nesta terça-feira (22). Com décimo terceiro salário em atraso, eles cruzaram os braços e fizeram uma mobilização no saguão do maior hospital do Estado. Cerca de 200 profissionais dos setores de enfermagem, de radiologia e do administrativo participaram do ato, inclusive aqueles que estão na linha de frente nos atendimentos de pacientes com Covid-19.

Ao todo são 3.500 profissionais com décimo terceiro salário em atraso. De acordo com o presidente do Siems (Sindicato dos Enfermeiros de Mato Grosso do Sul), Lázaro Santana, os colaboradores estão esgotados. São mais de 10 meses enfrentando a pandemia e o desgaste é crescente . “ Nós, profissionais da saúde, não somos valorizados. Trabalhamos sem condição e queremos uma posição da prefeitura. Vamos cruzar os braços sim porque queremos nossos direitos”, afirma.

Diário Digital
Diário Digital Diário Digital

O hospital faria o pagamento do vencimento extra dos funcionários após o repasse de recursos do Município. A prefeitura havia se manifestado semana passada afirmando o que pagaria até dia 20 de dezembro, data limite para quitar o décimo terceiro, o que acabou não acontecendo. Segundo o presidente do Sintems (Sindicato dos Técnicos em Radiologia de MS), Fabrício Costa, os trabalhadores aguardam uma resposta. "Queremos uma posição, fomos informados pelo o diretor-presidente da Santa Casa, Heitor Freire, que o dinheiro está na conta da Santa Casa, mas o pagamento não foi feito por questões burocráticas", ressaltou.

Diário Digital
Diário Digital Diário Digital

O protesto continua até 13 horas quando será realizada uma nova assembleia. O atendimento no hospital é mantido com escala de greve de 30% dos funcionários trabalhando. Em resposta à reportagem do Diário Digital, a Prefeitura emitiu uma nota com a seguinte justificativa:

Publicidade

Está sob análise da PGM (Procuradoria Geral do Município) os termos do contrato a ser feito com a Santa Casa para a prestação de serviço e pagamento, através do aditivo a ser assinado com o hospital.

O valor em questão é de responsabilidade do governo estadual, mas, pelo fato de a saúde ser municipalizada e ter a necessidade de passar pelas contas da prefeitura, é necessário que seja publicado, em Diário Oficial, o motivo pelo qual o repasse está sendo feito.

Publicidade

Sendo assim, ainda não há data exata para que o repasse seja feito, contudo salientamos que este deve ser transferido ao hospital nos próximos dias.

Diário Digital
Diário Digital Diário Digital
Diário Digital
Diário Digital Diário Digital
Diário Digital
Diário Digital Diário Digital
Diário Digital
Diário Digital Diário Digital
Diário Digital
Diário Digital Diário Digital

Paralisação deve continuar até que o pagamento seja quitado (Foto Luciano Muta)

O post Sem 13º salário, trabalhadores da Santa Casa param apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.