Cidades Estudo da UFCG aponta queda nos números de novos casos e de óbitos por Covid-19 na Paraíba

Estudo da UFCG aponta queda nos números de novos casos e de óbitos por Covid-19 na Paraíba

Em Relatório de Pesquisa semanal divulgado nessa segunda-feira (5), o professor Josenildo Brito de Oliveira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), constatou que as curvas gráficas de novos casos e de óbitos decorrentes da pandemia de Covid-19 tiveram quedas expressivas na Paraíba. Veja gráficos e números da evolução da Covid-19 na Paraíba “É fato […]

Portal Correio
Coronavírus

Coronavírus

Portal Correio
Coronavírus (Foto: Pixabay)

Em Relatório de Pesquisa semanal divulgado nessa segunda-feira (5), o professor Josenildo Brito de Oliveira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), constatou que as curvas gráficas de novos casos e de óbitos decorrentes da pandemia de Covid-19 tiveram quedas expressivas na Paraíba.

Veja gráficos e números da evolução da Covid-19 na Paraíba

“É fato que as taxas de ocupação de leitos de UTI e enfermaria estão diminuindo, hoje em 52% e 41% respectivamente, bem como os óbitos. Entretanto, considerando os novos decretos que flexibilizam bastante o funcionamento de várias atividades, é um temor relaxar o rigor das medidas neste momento, tendo em vista o número ainda alarmante de casos e a baixa cobertura vacinal: apenas 13,11% da população completamente vacinada” comentou o professor.

“O alerta, então, busca evitar o efeito “decreto sanfona”, que frequentemente altera a flexibilidade das atividades econômicas, causando transtornos à população paraibana e colocando em risco a vida dos paraibanos”, completou.

Segundo o trabalho, estima-se que, até o próximo sábado (10), o Estado contabilizará 409.880 casos, registrando 8.807 mortes. Já Campina Grande deve alcançar os 39.118, com 1.043 óbitos.

O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também conta com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).

Acesse aqui para acessar o relatório na íntegra.

Últimas