Cidades Famup cria protocolo para volta de serviços; Covid-19 atinge 96% da PB

Famup cria protocolo para volta de serviços; Covid-19 atinge 96% da PB

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) vai iniciar junto O post Famup cria protocolo para volta de serviços; Covid-19 atinge 96% da PB apareceu primeiro em Portal Correio.

Portal Correio

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) vai iniciar junto às administrações municipais a formulação de um protocolo sobre a volta ao trabalho dos serviços públicos, seguindo as orientações de flexibilização e de acordo com as bandeiras instituídas por decreto estadual. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (22). O boletim mais recente divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) aponta que 215 dos 223 municípios paraibanos possuem casos confirmados de infecção pelo novo vírus. O número representa 96,41% do estado.

“Temos que discutir como ficará a administração pública e os mais diversos atendimentos e obrigações que devem ser cumpridas. Vamos iniciar uma discussão com os gestores para saber como poderemos formular um protocolo de funcionamento e retorno das atividades presenciais nas repartições públicas. Quando ao retorno da economia, vale lembrar que o Supremo deu plenos poderes a estados e a municípios para administrar e tomar decisões no que se trata ao coronavírus. Sendo assim, vamos começar a discutir o que é essencial nesse momento para cada município, mas sempre observando a realidade de cada localidade”, disse o presidente da Famup, George Coelho.

O Plano ‘Novo Normal Paraíba’ indica os segmentos autorizados a retomar atividades com mudanças no formato de funcionamento. O plano foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde e pela Controladoria Geral do Estado e é baseado em indicadores como a quantidade percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social.

Cada município recebe uma bandeira de cor, que varia de vermelho ao verde, de acordo com índices de propagação do vírus e risco para a população com relação à assistência hospitalar. Com esta informação, observa-se quais tipos de negócios podem ser abertos e como devem funcionar. Será com base nessas bandeiras e fases que a Famup montará um protocolo de retorno das atividades administrativas.

O post Famup cria protocolo para volta de serviços; Covid-19 atinge 96% da PB apareceu primeiro em Portal Correio.

Últimas