Folha Vitória AdSense x PubGuru: um comparativo entre plataformas de monetização

AdSense x PubGuru: um comparativo entre plataformas de monetização

Grande parte dos sites brasileiros que geram receitas a partir da exibição de anúncios o faz através do Google AdSense. No entanto, a cada dia, surgem novos concorrentes do AdSense que prometem melhores resultados em uma abordagem mais personalizadas. Por isso, vale um olhar mais atento ao que elas podem oferecer.

Folha Vitória
Foto: Divulgação/DINO
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Uma das formas mais eficazes de se rentabilizar um site é exibir anúncios em suas páginas. Existem no mercado diversas redes e plataformas de monetização de anúncios que permitem fazê-lo. Entretanto, há duas delas que se destacam no mercado, seja pela facilidade de se inscrever, e outra pelos resultados e reconhecimentos adquiridos. São elas o Google AdSense e o PubGuru.

O AdSense, rede de anúncios criada pelo Google, é o método mais comum de monetização com ads, especialmente entre os editores brasileiros. Para criar uma conta na plataforma, o processo é bastante simples e sem requisitos mínimos de tráfego para a adesão. Assim como a inscrição, o funcionamento e configuração também são processos descomplicados e que não necessitam alto grau de conhecimentos técnicos, o que também ajuda a explicar o alto volume de adesão e popularidade.

O objetivo do AdSense é combinar anúncios e sites relevantes com base no conteúdo e audiência do site. Os anunciantes então realizam lances nos blocos de anúncios, e os anúncios considerados vencedores são aqueles com os maiores valores de lances.

A cobrança é feita quando o editor recebe seu pagamento, pois a plataforma cobra uma comissão ao transferir a receita. O AdSense, que se encarrega dos pagamentos e cobranças, paga aos editores 68% da receita pelos anúncios exibidos em um site.

Entre as principais vantagens de se utilizar o AdSense estão o acesso a um grande número de editores presentes no Google Display Network (GDN), testes simples para avaliar as melhores configurações de anúncios e gratuidade da criação da conta.

Entretanto, o AdSense também apresenta algumas desvantagens que podem ser observadas pelo usuário ao utilizar a plataforma, como a limitação das possibilidades de otimização de ads, suporte insuficiente, e principalmente, a falta de transparência em que apenas informações limitadas são compartilhadas com os editores.

O PubGuru, por sua vez, é uma plataforma global de monetização de anúncios, criada pela empresa canadense MonetizeMore. Seu objetivo é ajudar os editores a elevarem sua receita de anúncios através de técnicas da mídia programática

Com a inscrição no PubGuru, e o consequente acesso a redes de anúncios consideradas pelo mercado como premium e ao Google Ad Exchange (AdX), o editor pode negociar os espaços publicitários em múltiplas redes de anúncios. Segundo a lógica de mercado, ofertar os espaços para uma maior demanda e concorrência, levará ao crescimento do preço mínimo recebido por cada exibição de ads.

Assim como a plataforma do Google, o PubGuru possui processos de instalação e configuração simplificados. Para a instalação, basta que o editor copie e cole algumas linhas de código de uma integração JS; enquanto a configuração será assistida por uma equipe especializada em AdOps.

Além da vantagem de exibir os espaços publicitários para anunciantes considerados mais qualificados e que realizam lances mais altos, o PubGuru também oferece um número maior de possibilidades para realizar testes (posicionamento, criativo, carregamento, etc.), possibilidade de intermediação com o Google, dashboard intuitivo e suporte especializado.

Outro fator que difere as duas plataformas, é a presença de maior transparência no PubGuru, pois nela o inventário continua a ser propriedade total dos editores. Não é preciso transferir o DNS do site para o PubGuru, e todos os dados obtidos podem ser verificados. Seu dashboard unifica relatórios, que também contribuem para a transparência de receita de seus parceiros de demanda.

Por outro lado, a alta exigência de tráfego mínimo para ingressar na plataforma é um obstáculo uma desvantagem para muitos editores.

Portanto, olhando para as características e funcionalidades de ambas as plataformas, pode-se concluir que ambas ocupam espectros diferentes dentro do mercado editorial online. Enquanto o AdSense mostra-se como a única opção para editores iniciantes, o PubGuru figura como uma plataforma destinada para editores que já geram receitas com ads e que pretendem impulsionar seu ganhos.

Últimas