Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"Aglomerações e festas irão repercutir no aumento do número de casos", diz secretário de saúde

Nésio Fernandes alertou sobre as indisciplinas sociais e os riscos para o aumento de infectados e de óbitos por coronavírus no ES

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, manifestou preocupação e deu um alerta, nesta quinta-feira (01), com relação ao número de pessoas aglomeradas em espaços públicos do Estado, que não estão tomando os devidos cuidados para evitar o contágio do coronavírus.

Segundo o secretário, em sua rede social, o número de casos confirmados deve aumentar ainda mais nos próximos dias, principalmente por conta da quantidade de pessoas expostas ao risco. Esse dado pode acabar afetando a medição da ocupação hospitalar ou, na pior das hipóteses, aumentando o número de mortes.

"As aglomerações dos feriados, festas e outras indisciplinas sociais irão repercutir em casos e também alimentar a nossa prevalência. Ocorrendo descontrole generalizado as internações e óbitos podem voltar a crescer", disse.

De acordo com o secretário, a situação de cada município continuará sendo monitorada e caso os números piorem, os gestores poderão fazer ajustes nas medidas definidas pela matriz de risco. 

Publicidade

"Os contextos devem ser analisados por município, caso em algum se reconheça descontrole pleno e os casos ultrapassem a capacidade de bloqueio e aumentem os óbitos, cada gestor poderá tomar medidas precoces e complementares para além das qualificadas na matriz de risco", disse.

"Para preservar esse trabalho, fiscalizar o cumprimento dos protocolos é medida fundamental para proteger essas conquistas. O apoio da sociedade e a disciplina individual serão fundamentais. Penalizar estabelecimentos infratores será pedagógico e preservará vidas", completou.

Publicidade
Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Nésio também voltou a dizer que o número de casos deve se elevar nas próximas semanas por conta das testagens do Inquérito Escolar.

"O número de casos tende a aumentar com a mudança de critério de testagem e a investigação dos contados domiciliares dos casos PCR-RT+. Nas próximas semanas aumentará ainda mais com os resultados da testagem de mais de 22 mil alunos e trabalhadores da educação", explicou.

Publicidade

Números de setembro

Ainda de acordo com as publicações do secretário, baseado no Painel Covid-19, o Estado encerrou setembro com queda de óbitos/casos acumulados por coronavírus. Segundo Nésio, "ainda que [o índice] podendo variar nos próximos 15 dias, não mudará a característica de queda".

"No comportamento da queda de casos e óbitos já tivemos momentos de interrupção com breve estabilidade seguida de queda. Em algum momento teremos uma prevalência num piso de casos que somente a vacina ou tratamento específico poderá reduzi-la radicalmente", completou.

O secretário também afirmou que os bons índices serão responsáveis por manter as atividades funcionando. "Enquanto o comportamento das internações e óbitos seguirem em queda, não obstante a variação positiva de casos observados, do ponto de vista sanitário não iremos restringir atividades econômicas e sociais", disse.

Por fim, o secretário disse que o panorama atual ainda requer atenção de todos:

"O contexto da pandemia no ES é de baixo risco, vivemos a fase de recuperação, no entanto, o comportamento de alto risco (aglomerações, não usar máscaras, não zelar pelos grupos de risco, contato físico, não lavar as mãos, etc) aumenta a probabilidade de contágio a quem se expor [...] Resistimos, estamos vencendo. Venceremos!", finalizou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.