Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Agricultor colhe mandioca de 64 quilos em Vila Pavão

A mandioca é do tipo Arara é tem como característica o crescimento de raízes grandes

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Alimento tradicional na culinária brasileira e com diversos nomes por todo o território nacional, a mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, pode ser encontrada em solo capixaba. A colheita que pode parecer simples, surpreendeu o agricultor Victor Pagung, de 56 anos, que colheu uma mandioca de 64 quilos na propriedade dele em Vila Pavão.

A propriedade de Victor tem como foco a produção do café conilon, com mais de 30 mil pés, mas o produtor separa um pequeno espaço para o cultivo de outras plantações como banana, feijão, milho, entre outras.

"Nós sempre trabalhamos na roça e temos o costume de plantar uns pés de mandioca para o nosso consumo. Em 2020, colhemos uma raiz com 24 quilos. Fiquei surpreso e feliz com essa de 64 quilos”, disse.

O tipo de mandioca colhida pelo agricultor é chamada de Arara e uma das principais características dela é a produção de raízes grandes. "Um dos pontos mais importantes que favoreceu o desenvolvimento da mandioca/raiz é a fertilidade natural do solo que ocorre naquela região do produtor Vitor Pagung", explicou o engenheiro agrônomo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Rogério Duraes de Oliveira.

Publicidade

Um detalhe que também que proporcionou o enorme desenvolvimento da mandioca foi a estrutura do solo que não oferece resistência para o crescimento das raízes.

"Como eu tenho me baseado nas análises de solo que ele realiza durante o ano, indica que é um solo equilibrado em termos referentes aos nutrientes e matéria orgânica em bom nível", disse o engenheiro.

Publicidade

O agricultor acredita que na próxima colheita a probabilidade de colher outra raiz gigante é grande. "Em breve vamos saber se a colheita será maior que esta", afirmou Pagung.

Produção de mandioca em Vila Pavão

Publicidade

O município de Vila Pavão apresenta em torno de 60 a 70 hectares de mandioca plantada e possui um rendimento médio de produção de 15.000 quilos por hectare.

Toda a produção é voltada para agricultura familiar e a comercialização é realizada para produção de farinha e comercializada também nas feiras do município.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.