Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Alunos que viajaram nos últimos dias devem fazer quarentena', orienta Sinepe

Segundo o sindicato, quase 100% das escolas privadas em todo o Espírito Santo retornaram nesta segunda, que equivale a aproximadamente 55 mil alunos da faixa-etária permitida

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Em entrevista à Pan News Vitória, o vice-presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino (Sinepe- ES), Eduardo Costa Gomes, recomendou às famílias que viajaram nos últimos dias o cumprimento de quarentena antes de mandarem as crianças para as aulas de forma presencial. 

"A família precisa ficar atenta ao risco do aluno voltar para a escola com algum sintoma gripal. Quem viajou, inclusive, deve ficar de quarentena. Isso é para garantir a segurança de toda comunidade escolar", afirmou Eduardo.

Leia mais: Escolas, ônibus e comércio: o que está permitido a partir desta segunda-feira? Confira!

Além disso, o vice-presidente destacou que cada unidade de ensino particular vai decidir se é viável o retorno das aulas presenciais.

Publicidade

"Se uma escola entender que não consegue cumprir os protocolos de segurança e higiene, as aulas devem continuar no formato remoto. Se a maioria dos pais optarem por continuar com o filho em casa, a escola pode não querer voltar de forma presencial, mas acho muito difícil isso acontecer. Os pais estão ansiosos para esse retorno", explicou.

Ouça a entrevista na íntegra:

Publicidade

Escolas particulares da Grande Vitória 

O presidente do Sinepe-ES, Moacir Lellis, ressaltou que quase 100% das escolas privadas em todo o Espírito Santo retornaram nesta segunda, o que equivale aproximadamente 55 mil alunos da faixa-etária permitida. 

Publicidade

"Estamos com boas expectativas e aguardamos que em breve seja liberado também as outras faixa etárias, como ensino fundamental II, ensino médio e ensino superior", concluiu ele.

Retorno das aulas presenciais no Espírito Santo

A partir desta segunda-feira (10), as escolas públicas e privadas localizadas nos municípios capixabas classificados como risco alto para a covid-19 — como é o caso da Grande Vitória — retornaram as aulas presenciais na educação infantil e fundamental I, ou seja, até o 5º ano, contemplando os alunos com faixa etária até 10 anos de idade.

As atividades serão nos mesmos moldes presentes hoje nas cidades de risco baixo e moderado, ou seja, 50% dos alunos em sala de aula e os demais 50% em ensino remoto.

Já para os estudantes dos demais níveis de ensino (fundamental II, ensino médio, superior e cursos técnicos), a regra permanece a mesma nos municípios de risco alto, ou seja, só é permitido o atendimento presencial de forma individual e com hora marcada.

Veja como fica a volta às aulas na capital:

• 10 de maio: estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (grupo azul);

• 17 de maio: estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (grupo laranja);

• 17 de maio: crianças dos grupos 5 e 6 da Educação Infantil. Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), não haverá revezamento entre as crianças.

• As aulas para os alunos do 6⁰ ao 9⁰ ainda não retornam à modalidade presencial.

Em Vila Velha, o ensino continua no formato remoto, seguindo os protocolos de segurança e preservando a saúde de todos. As aulas acontecem em ambiente virtual, por meio da plataforma municipal “Escola Tá ON” e do Google Classroom (Google Sala de Aula), com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais.

Em Cariacica, as atividades presenciais não retornam em maio. A Secretaria Municipal de Educação destacou que vai aguardar a evolução do processo de vacinação ao longo do mês e ampliar as discussões com o Sindiupes, Conselho e Fórum Municipal de Educação para planejar o retorno.

Em Viana, a prefeitura informou que o retorno da educação infantil e das séries iniciais do ensino Fundamental, ou seja, do berçário até o 5° ano do Fundamental, será no dia 18 de maio. As atividades educacionais irão retornar de forma escalonada, ou seja, com rodízio entre aulas presenciais e atividades remotas em casa. Além disso, haverá escalonamento entre as turmas para evitar aglomeração. Os alunos terão dias de aulas nas escolas, onde poderão tirar dúvidas com os professores.

A Serra informou que irá divulgar o calendário de aulas, ainda, nesta segunda-feira. A Prefeitura foi questionada no início da tarde desta segunda (10). Assim que responderem, a matéria será atualizada. 

Municípios autorizados ao retorno das aulas presenciais: Alegre, Anchieta, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Irupi, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Muniz Freire, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São José do Calçado, Serra, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.