Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após 10 meses em coma, jovem britânico acorda sem saber da pandemia

Mesmo desacordado, o jovem de 19 anos chegou a contrair a covid-19

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

No dia 1º de março do ano passado, o jovem britânico Joseph Flavill, com 18 anos na época, sofreu um atropelamento na cidade onde vive, em Staffordshire, no interior da Inglaterra. Após o acidente ele sofreu uma lesão cerebral ocasionando um coma que durou 10 meses, ou seja, durante todo esse tempo Joseph não tinha nem noção dos impactos que a pandemia da covid-19 causou no mundo.

Durante o tempo em que esteve desacordado, o rapaz foi infectado pelo coronavírus duas vezes mas se recuperou. A memória do jovem vem sendo recuperada nas últimas semanas, inclusive ele tem conseguido até se comunicar com alguns familiares. Em virtude da pandemia, a maior parte do contato com os familiares tem sido por chamadas de vídeo.

Na época em que ele entrou em coma, o Reino Unido registrou 23 casos de contaminação pela covid-19 e nenhuma morte. Atualmente o país ocupa a quarta posição no ranking de infectados (mais de 3,88 milhões) e o quinto lugar em número de mortes (cerca de 109 mil).

Kate Yarbo é tia de Joseph e durante entrevista à imprensa local falou sobe a dificuldade em explicar para o rapaz sobre o mundo de hoje com a pandemia. "Quando ele realmente se recuperar, a vida não vai ser a que ele conhecia. Acho que vai ser um choque para ele. Ainda estamos lidando com isso tudo. Não sei como você pode descrever para alguém como tem sido essa pandemia", disse.

Publicidade

Visitas sem contato

A mãe do rapaz, Sharon Flavill, foi a única pessoa autorizada a visitar Joseph no hospital, mas sempre seguindo os protocolos de segurança como o uso de roupas especiais e com distanciamento. Hoje o desejo de Sharon é poder segurar a mão do filho, algo que não fez durante todo esse tempo.

Publicidade

Durante uma chamada de vídeo, a tia contou que Joseph está recuperando a consciência. "Estava brincando com ele, falando que ele ia conseguir falar de novo um dia e relembrando nossas férias na Cornualha. quando eu disse 'você promete que sua primeira palavra vai ser pasty (um tipo de pastel local)?' E então ele piscou", explicou.

"Aquilo me deu uma ideia e perguntei se ele piscou de propósito, e ele piscou duas vezes. Foi quando soubemos que ele estava se comunicando. Esse período todo foi muito difícil para ele, teve convulsões e muita dor, uma jornada muito traumática", reafirmou a tia.

Publicidade

Ela também conta que na última semana, Joseph também tem recuperado alguns movimentos e esta sorrindo quando ouve alguma piada. Porém, todos seguem pensando uma forma de explicar para o rapaz os acontecimentos recentes e explicar também as razões de não poder receber visitas e o uso dos equipamentos de proteção por parte dos profissionais do hospital.

"Deve ser assustador ver todo mundo de máscara e roupa de proteção e não saber o que está acontecendo", analisou a mãe. "Para ele entender o que aconteceu, vai depender da nossa habilidade de descrever e mostrar as notícias, todo esse horror que vem acontecendo. Tantas pessoas disseram que tudo isso parece um filme. Acho que no fim vai ser assim para Joseph, como ver um filme, e acho que ele não vai precisar passar pelo mesmo medo que nós", apontou.

* Com informações do Portal R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.