Folha Vitória Aprender inglês abre portas para novas culturas e crescimento profissional

Aprender inglês abre portas para novas culturas e crescimento profissional

A língua inglesa é essencial para se conectar no mundo globalizado. O idioma está presente em ambientes corporativos, filmes, músicas, expressões do dia a dia e nas redes sociais

Folha Vitória
Foto: Divulgação/DINO


O acesso à informação e a diversos tipos de conteúdos, seja pelo computador ou em smartphones, impulsionou de vez a globalização. Para estar conectado a esse mundo, o conhecimento da língua inglesa é primordial. Afinal, o idioma está presente em ambientes corporativos, filmes, músicas, expressões do dia a dia e nas redes sociais. Por isso, a gerente da Casa Thomas Jefferson em Uberlândia (MG), Vanessa Firmino, cita alguns motivos para começar a falar inglês.

Segundo Vanessa, ter no currículo um segundo idioma, além do nativo, é uma das principais formas de se destacar em meio aos concorrentes. "O inglês é o idioma estrangeiro mais usado em todo mundo. Segundo pesquisa da empresa Catho, mais de 50% das vagas no mercado brasileiro hoje exigem domínio de inglês, e ter proficiência no idioma pode aumentar o salário em até 60%", destaca a especialista.

Neste contexto, o domínio do idioma aumenta de forma significativa a empregabilidade do profissional. "Outro ponto é que ao dominar a língua inglesa, você abre fronteiras para procurar trabalho no exterior, com salários em dólar ou euro, por exemplo”, aponta Vanessa.

Além de incrementar as chances profissionais, dominar o inglês abre um mundo de possibilidades e de leituras, pois possibilita acesso aos conteúdos com antecedência, visto que costumam ser publicados primeiramente em inglês. "Outro ponto é que livros que são referências dos mais variados segmentos nem chegam a ser traduzidos", esclarece a gerente da Casa Thomas Jefferson.

Quando se fala em leitura acadêmica, a vantagem é ainda maior. "Mais da metade do conteúdo disponível atualmente na web está em outro idioma e o inglês é o primeiro da lista”, explica ela.

Mais um motivo apontado por Vanessa para o aprendizado da língua inglesa é o acesso a novas e enriquecedoras culturas. “Com o domínio do idioma, é possível adquirir mais cultura por meio do relacionamento com pessoas nativas na língua e, consequentemente, ampliar o conhecimento dos costumes, hábitos e dia a dia de outros países. Ao se conectar com pessoas de outros países, você entra em contato com novas palavras e expressões”, finaliza.

Últimas