Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aulas serão retomadas a partir do dia 25 nas escolas municipais da Serra; veja o cronograma

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o retorno será gradativo e obedecerá a um escalonamento

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

As aulas presenciais para alunos da educação infantil e do ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano) serão retomadas na rede municipal da Serra a partir do próximo dia 25. A informação foi divulgada pela prefeitura do município nesta segunda-feira (10). Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o retorno será gradativo e obedecerá a um escalonamento.

Apesar da autorização concedida pelo governo do Estado, de que as aulas presenciais podem ser retomadas nas escolas públicas e particulares localizadas nos municípios capixabas de risco alto, para estudantes das séries iniciais, apenas a Prefeitura de Vitória reiniciou as atividades nesta segunda-feira, dentre toda a rede municipal da Grande Vitória.

De acordo com a Prefeitura da Serra, as aulas presenciais no município serão retomadas no dia 25 de maio, no modelo híbrido, com escalonamento das turmas, começando pelas séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Com isso, o calendário de volta às aulas presenciais na Serra fica dessa forma:

- 25 de maio - Crianças/estudantes - 1º e 2º anos do Ensino Fundamental

Publicidade

- 31 de maio - Crianças/estudantes - 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental

- 07 de junho - Crianças dos Grupos 4 e 5 da Educação Infantil

Publicidade

Segundo a Prefeitura, as turmas em que não houver o retorno híbrido das aulas, conforme o calendário, deverão permanecer com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) remotas.

A Secretaria de Educação do município informou ainda que, a partir desta quarta-feira (12), todas as 141 unidades de ensino da rede municipal da Serra devem retomar a abertura diária com atendimento à comunidade escolar, de segunda a sexta-feira, em horário normal de funcionamento. De acordo com a secretaria, essa reabertura vai possibilitar o preparo para o recebimento dos alunos com segurança sanitária.

Publicidade

Leia também: 'Alunos que viajaram nos últimos dias devem fazer quarentena', orienta Sinepe

Outros municípios

O retorno das atividades presenciais para o ensino infantil e fundamental I foi autorizado pelo governo estadual a partir desta segunda-feira, após 52 dias de escolas fechadas. As atividades devem seguir os mesmos moldes presentes nas cidades de risco baixo e moderado, ou seja, 50% dos alunos podem permanecer em sala de aula, enquanto os demais 50% permanecem no ensino remoto.

Em Vitória, o retorno das aulas, na rede municipal, ocorreu nesta segunda-feira apenas para os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do chamado grupo azul. Os demais alunos dessas séries — o grupo laranja — só retornarão às salas de aula no próximo dia 17, assim como as crianças dos grupos 5 e 6 da Educação Infantil. 

De acordo com a prefeitura, nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), não haverá revezamento entre as crianças. Já as aulas para os alunos do 6º ao 9º ano ainda não têm autorização para retornar à modalidade presencial.

Em Vila Velha, o ensino continua no formato remoto, seguindo os protocolos de segurança e preservando a saúde de todos. As aulas acontecem em ambiente virtual, por meio da plataforma municipal “Escola Tá ON” e do Google Classroom (Google Sala de Aula), com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais.

Em Cariacica, as atividades presenciais não retornam em maio. A Secretaria Municipal de Educação destacou que vai aguardar a evolução do processo de vacinação ao longo do mês e ampliar as discussões com o Sindiupes, Conselho e Fórum Municipal de Educação para planejar o retorno.

Em Viana, a prefeitura informou que o retorno da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, ou seja, do berçário até o 5° ano do Fundamental, será no dia 18 de maio. As atividades educacionais irão retornar de forma escalonada, ou seja, com rodízio entre aulas presenciais e atividades remotas em casa. Além disso, haverá escalonamento entre as turmas para evitar aglomeração. Os alunos terão dias de aulas nas escolas, onde poderão tirar dúvidas com os professores.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.