Folha Vitória Cárie ou dentes sensíveis? Veja como diferenciar as dores

Cárie ou dentes sensíveis? Veja como diferenciar as dores

O ideal é procurar um dentista porque as duas dores podem parecer bastante. Os sinais clínicos que diferenciam uma da outra só podem ser observados por um profissional

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Que dor de dente incomoda muita gente todo mundo sabe, mas nem sempre essas dores têm a mesma origem e, por consequência, o mesmo tratamento. O incômodo causado pelas cáries, por exemplo, pode ser confundido com sensibilidade nos dentes. 

Para ajudar a identificar a origem das dores e saber qual o melhor tratamento, nós procuramos a implantodontista Karla Capeli. Veja abaixo as orientações da especialista para acabar com o incômodo:

É possível identificar sozinho a diferença entre a cárie e a sensibilidade, ou só com a ajuda de um especialista?

Não! O ideal é procurar um dentista porque as duas dores podem parecer bastante. Os sinais clínicos que diferenciam uma da outra só podem ser observados por um profissional.

Qual a diferença entre essas duas dores?

A dor é bem parecida. Só começa a se diferenciar quando a cárie está muito profunda e já está perto de se tornar um tratamento de canal.

Como evitar problemas assim?

Consultas regulares ao dentista, boa escovação, uso do fio dental, e nos casos de sensibilidade, cremes dentais específicos para essa finalidade.

Para ambos os problemas existe tratamento? Quais seriam?

Sim! Para a cárie podemos removê-la e restaurar o dente. Quanto antes melhor. Assim, não precisaremos fazer um tratamento de canal ou, em casos mais drásticos, de um implante dentário. 

Em caso de sensibilidade, podemos usar cremes dentais específicos, tratamento com laser terapêutico, aplicação de verniz com flúor e recobrimento da raiz exposta, se for o caso.

É comum ter alguma confusão entres essas duas situações? O que pode confundir?

Sim! É extremamente comum. Tanto a dor da cárie, como a dor da sensibilidade são estímulos ao nervo que fica dentro do dente. Então, a dor é bem parecida. As vezes, a cárie também dói quando existe uma pressão. E a sensibilidade normalmente é apenas com quente e frio.

Últimas