Folha Vitória Carnaval de Vitória será o 1º do Brasil a ter aplicativo para dar prêmios

Carnaval de Vitória será o 1º do Brasil a ter aplicativo para dar prêmios

Foliões capixabas e turistas poderão utilizar a ferramenta, que ainda vai ter funcionalidade para fortalecer empreendedores do universo do samba no Espírito Santo

Folha Vitória
Foto: Bruno Barros
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória
Foto mostra 2ª porta-bandeira da MUG no Carnaval de Vitória 2020

O Carnaval de Vitória 2022 será o primeiro do Brasil a ter um aplicativo interativo para foliões do Espírito Santo e turistas do mundo todo ganharem até prêmios por meio de dinâmicas virtuais. O app é desenvolvido pelo Viva Samba com realização da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) e Liga-ES via Lei Aldir Blanc da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES). 

A ferramenta será lançada na primeira quinzena de outubro, mas a Coluna Pedro Permuy, que não é boba nem nada, apurou que a ideia é fortalecer a presença dos figurões do carnaval dentro das escolas e, claro, atrair visitantes de mais regiões do Estado e turistas às quadras e Sambão do Povo. 

Inicialmente, cerca de quatro escolas de samba, majoritariamente do Grupo Especial, vão entrar participando do aplicativo, inédito no País pelas funcionalidades que vai apresentar. À medida que a data da folia de 2022 se aproximar, mais agremiações participarão das ações de dentro da ferramenta inédita. 

A dinâmica da interação entre escolas e foliões será assim: o usuário baixa o aplicativo, se cadastra e tem acesso a várias informações, inclusive a uma espécie de "jogo do carnaval". Nessa brincadeira, haverão tarefas que o folião terá que cumprir para acumular pontos dentro do app, que poderão ser trocados por prêmios. 

Segundo o idealizador da plataforma, Edson Guidoni, cada agremiação terá liberdade para escolher como serão suas próprias dinâmicas e o quanto cada uma delas representará. De acordo com ele, o app ainda contará com arquivo de sambas e cenas de carnavais capixabas antigos e lista de empreendedores que estão ligados ao universo do samba. 

Para empreendedores, o aplicativo funcionará como um índice. Em uma lista que será disponibilizada pelo app, Guidoni explica que o usuário poderá ter acesso a endereço e contatos de pessoas ligadas ao carnaval que possuem outras atividades. 

E conclui: "O objetivo é fortalecer o mercado das escolas de samba com essa ação. Será uma espécie de marketplace de negócios locais e sambistas. Por exemplo: a baiana de tal escola de samba tem uma barraquinha de churrasquinho de rua. Dentro da seção específica, esse negócio dela será divulgado para ajudá-la no desenvolvimento e fortalecimento do negócio. E isso vai fortalecer a presença de todo mundo dentro da festa que é o carnaval também”.

O aplicativo é idealizado por Guidoni e coordenado por Armando Chafik e já ganhou até samba com Kleber Simpatia para ser divulgado, enviado em primeira mão ao Folha Vitória. Na letra de Leo Reis, Luiz Felipe e Leandro Campanha o slogan é "o mundo do samba capixaba no seu celular". Também participaram da gravação os músicos Gorgias Gomes, Leo Reis e Vinícius Moraes. Ouça:  

Últimas