Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Circuito cultural gratuito começa nesta segunda em cidades do ES

Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari, Santa Teresa, Aracruz, Domingos Martins e Marechal Floriano recebem 'A Geladeira Mágica'

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Começa nesta segunda-feira (25), um circuito cultural com peça teatral gratuitas em Vitória. O espetáculo infantil “A Geladeira Mágica” é voltado especialmente para os alunos de escolas públicas em comemoração ao Dia das Crianças. 

"A arte, quando exercida de modo consciente, também nos permite encarar a realidade em diversas perspectivas, de modo a contribuir para o estímulo de reflexões necessárias".

Eneidis Ribeiro e Murilo Góes - Autores da peça

A 13ª edição do Circuito Cultural de Teatro Infantil terá duração de três semanas. Serão 24 apresentações em 12 escolas.

Publicidade

As cidades que irão receber “A Geladeira Mágica” são: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari, Santa Teresa, Aracruz, Domingos Martins e Marechal Floriano, com apoio institucional das respectivas prefeituras.

As apresentações, que começam nesta segunda (25) e seguem até o dia 12 de novembro, serão realizadas nas quadras e ginásios de escolas já selecionadas. Para os espetáculos, haverá um intérprete de libras.

Publicidade

Com realização da Quebra-cabeça Cia de Teatro, o espetáculo, que estreou em 2019, já foi apresentado em mais de 40 sessões em diferentes formatos que passaram por teatros, escolas, live e até drive-in. 

A peça, já assistida por mais de 10 mil espectadores, usa do universo lúdico para promover importantes debates sobre consciência alimentar e alimentação saudável.

Publicidade

"Não se trata de uma apresentação didática sobre hábitos de saúde e de vida; trata-se, sim, de uma experiência em que o espectador é convidado a analisar bons e maus comportamentos e seus respectivos efeitos nas situações de uso", contaram os autores da peça Eneidis Ribeiro e Murilo Góes.

Produzida pela WB Produções, a turnê de “A Geladeira Mágica” tem ainda como objetivos oportunizar a difusão cultural em espaços formais de educação pública, além de incentivar a visibilidade artística no Espírito Santo.

Nesta edição, com acessibilidade, sendo gratuita, o circuito promove cultura para aproximadamente 4 mil crianças na primeira infância.

SINOPSE

Nina e Luca são primos que sempre se encontram para brincar na casa de sua avó, lugar em que também aprendem bastante. Numa manhã de sábado, Arlete - a senhora dos bons hábitos - sai em busca de ingredientes para o almoço. 

A curiosidade em desvendar outras delícias na cozinha da avó antes do horário da refeição faz com que os primos vivam momentos de magia e de surpresa cada vez que abrem a porta de uma misteriosa geladeira. 

"Em 'A Geladeira Mágica', acreditamos no potencial do teatro para materializar um faz-de-conta e, por meio dele, dialogar com inúmeros conflitos e dilemas de um universo real já compreendido por crianças". Eneidis Ribeiro e Murilo Góes

Em um universo onde o faz de conta sempre pode acontecer, versões diferentes de clássicos da literatura infantil vêm à tona para apresentar novas lições de bons hábitos a crianças e a quem mais for capaz de mergulhar em seus acontecimentos. 

Com leveza e humor, “A Geladeira Mágica” é uma dramaturgia que pretende ensinar por meio do lúdico e faz da imaginação um espaço fértil para solidificar boas ideias.

“Em tempos em que a realidade é apresentada apenas por verdades a todo tipo de público, trabalhar com o lúdico enquanto possibilidade de promover reflexões torna-se desafiador".

Os autores reuniram as referências clássicas do universo literário infantil para resgatar alguns lugares comuns reproduzidos frequentemente aos pequenos aprendizes. 

"Longe de ser uma dramaturgia fria (ou congelante), acreditamos em uma geladeira mágica pelo seu principal efeito em um universo cênico de fantasias: o de desenvolver pensamentos concretos e críticos!”.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A Cia de teatro infantil executa produções autorais de caráter educativo. O trabalho surge pela identificação da oportunidade em potencializar relações entre infância - importante estágio para a formação de valores humanos-, e arte dramática – ferramenta vigorosa para difundir reflexões sociais. 

"Representamos, em nossos projetos, uma preocupação em fazer da experiência cênica não apenas um instante para promover o entretenimento, mas um espaço temporal legítimo de aprendizagens formais."

Composta pelos produtores culturais Bruna Dornellas e Wesley Telles em parceria com o professor e ator Murilo Góes, a Cia conta com a contribuição ativa de profissionais representantes de ciências distintas, com o objetivo de legitimar uma fundamentação técnica dos processos de montagem, de acordo com as necessidades demandadas pelas abordagens conceituais de cada obra. 

"Nesse bojo, psicólogos, pedagogos, professores, médicos e terapeutas são nossos constantes aliados na preocupação em difundir saberes justos em uma linguagem adequada e por uma abordagem metodologicamente responsável."

Para todas as suas composições, a Quebra Cabeça Cia de Teatro tem como objetivo o diálogo com o público infantil a respeito de temáticas socialmente relevantes e compatíveis às suas compreensões de mundo, em mensagens lúdicas que, ao mesmo tempo, divirtam e também permitam a reflexão crítica. 

"Para garantir o alcance desse propósito, o repertório da Cia é integralmente autoral, o que favorece uma interação potente entre os saberes formais e a dramaturgia, determinando, pois, uma parceria enérgica entre educação e cultura."

"O nosso primeiro espetáculo, 'A Geladeira Mágica', estreou no teatro em Vitória em julho de 2019. O texto aborda a importância dos alimentos naturais na nutrição diária, bem como questiona a distorção conceitual causada pelo consumo de produtos ultra processados ou que mantenham uma perigosa relação com o excesso de substâncias potencialmente perigosas."

Dentro dessa lógica de reflexão crítica a respeito de comportamentos comuns a crianças entre 5 e 9 anos, a obra ainda questiona o uso excessivo de aparelhos tecnológicos como fator que contribui para a perpetuação do sedentarismo infantil.

Antenada e em diálogo com as novas dinâmicas de linguagens que perpassam a formação das crianças, “O canal da Lica”, segunda produção da Cia, apresenta Lica, uma blogueira mirim, protagonista de temas relacionados à aprendizagem de crianças da 1a infância em seu canal no YouTube. 

Em episódios que dialogam com fantoche, animação, música e conteúdo formal, a estreia do Canal aconteceu em maio de 2021.

"Em todos os nossos trabalhos, idealizamos diálogos diretos com as diretrizes de objetivos para o desenvolvimento sustentável propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), dentre as quais priorizamos uma educação de qualidade, fome zero e agricultura sustentável, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, consumo e produção responsáveis, além da parceria e meios de implementação.

Ficha Técnica de 'A Geladeira Mágica'

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Texto: Eneidis Ribeiro e Murilo Góes

Direção: Murilo Góes

Elenco: Lorena Nogueira e Marco Antônio Reis

Participações em off: André Prando e Maria Alice Quintela

Trilha Sonora Original: Patrícia Ilus

Cenografia: Alexandre Campaneli

Luz e Som: Erique Luna

Figurinos: Quebra-cabeça Cia de Teatro

Fotografia: Vitor Zorzal

Assessoria de Imprensa: Adriana Jenner

Direção de Produção: Bruna Dornellas e Wesley Telles

Designer Gráfico: José Lucas Simões

Coordenação Administrativa: Letícia Napole

Assessoria Jurídica: Luana Petry e Priscila Benincá

Assessoria Contábil: Leucimar Martins

Realização: Quebra Cabeça Cia de Teatro

Produção: WB Produções Covid -19

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Os atores e equipe já vacinados, serão testados semanalmente e serão respeitadas todas as determinações dos órgãos da saúde em relação ao distanciamento e uso de máscara, incluindo alunos e professores das escolas selecionadas.

O Circuito Cultural Unimed é patrocinado via Lei de Incentivo à Cultura, graças à contribuição de médicos cooperados e colaboradores da Unimed Vitória, que destinam parte de seu imposto de renda devido a projetos aprovados em leis de incentivo fiscal por meio do Programa de Redirecionamento do Imposto de Renda (RIR).

Serviço:

13ª Edição do Circuito Cultural Unimed:

“A Geladeira Mágica” – Infantil - com intérprete de libras em todas as seções.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

25 de outubro - Serra (2 apresentações)

Unidade Ensino: EMEF Aldary Nunes.

R. Cantenilha Duarte do Nascimento, S/N -Centro, Serra. 26 e 27 de outubro - Vitória (4 apresentações)

EMEF: Suzete Cuendet. - Endereço: R. Otto Ramos, 69 - Maruípe

EMEF: Orlandina D'Almeida Lucas - ODL - Endereço: R. Luiz Gomes Tavares, 95 -São Cristovão 29 de outubro - Vila Velha (2 apresentações)

UMEI Izabel Correia da Silva

R. Ambrosino Barbosa, 2-172 - São Torquato, Vila Velha 3 de novembro - Viana (2 apresentações)

EMEF Ulisses dos Santos Filho

Av. Domingos Martins, S/N

Bairro Morada de Bethânia, Viana 4 de novembro - Vila Velha (2 apresentações)

UMEF Prof Leopoldina Conceição de Mattos Silva

Av. Vitória Régia, 2950 - Ibes, Vila Velha 5 de novembro - Cariacica (2 apresentações)

EMEF Gladiston Régis Barbosa

Diretora: Danielle Zanon

Endereço: Rua Almirante Tamandaré S/N - Jardim Botânico, Cariacica 8 de novembro- Marechal Floriano (2 apresentações)

Escola: Centro Educacional Vovó Fernandina

Av. Pres. Kennedy, 1 - Centro, Mal. Floriano 9 de novembro - Guarapari (2 apresentações)

EMEIEF Arlindo Gobbi

PRACA DOM CAVATI, S/N PRACA. TODOS OS SANTOS. 10 de novembro - Domingos Martins (2 apresentações)

Escola: EMEFM Mariano Ferreira de Nazareth

Travessa Augusto Schwambach, 87. Centro. Domingos Martins. 11 de novembro - Aracruz (2 apresentações)

EMEF José Marcos Rampinelli

Endereço: Rua Getúlio Vargas, n° 15, Bairro Bela Vista 12 de novembro - Santa Tereza (2 apresentações)

EMEIEF Sebastião José Pivetta, 168, R. São Paulo, 128, Santa Teresa

O evento tem patrocínio do Instituto Unimed Vitória e Unimed Vitória, via Ministério do Turismo e Lei de Incentivo à Cultura.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.