Folha Vitória Com conta mais cara, saiba como economizar energia em casa

Com conta mais cara, saiba como economizar energia em casa

Optar por fontes renováveis e consumo consciente de energia pode evitar impactos na sua vida financeira; confira dicas práticas

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Economizar vai ser essencial neste momento de bandeira vermelha, na conta de luz dos consumidores. Neste mês de junho, por conta dos reservatórios do setor elétrico em níveis baixos, será iniciada a cobrança adicional de R$ 6,243 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Segundo o engenheiro eletricista, João Olivio, 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos equivale a cada membro de uma família de 4 pessoas, usando o chuveiro quente por 15 minutos. 

"Isso dá um consumo de 100 quilowatts-hora (kWh), que pode repercutir no valor de R$ 100 a mais na conta de energia". 

Modificar nosso comportamento, optar por fontes renováveis e pelo consumo consciente de energia também pode evitar impactos na sua vida financeira. Quando falamos sobre a possibilidade de consumir com mais consciência, não estamos discutindo sobre deixar de consumir, mas de consumir diferente.

Para poder ajudar os capixabas a economizar, o engenheiro eletricista deu algumas dicas que evitarão o aumento no consumo de energia:

Uso da luz natural

Um dos pontos favoráveis neste modo de consumo é abrir as cortinas, e aproveitar o sol da manhã e da tarde, deixando a luz natural entrar em casa, evitando o gasto de energia elétrica com lâmpadas e luz artificial. 

Uso de lâmpadas de led

A troca das lâmpadas também ajuda na hora de economizar. A lâmpada de led, segundo Olívio, tem uma economia de 80% em comparação às incandescentes, e 70% em comparação às lâmpadas fluorescentes.

Desligar aparelhos eletrônicos da tomada  

Alguns aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos, possuem pontos de leds que ficam acesos quando estão conectados à tomada, sendo um dos principais auxiliares no aumento no consumo de energia. Além disso, o engenheiro ainda ressalta que certos aparelhos possuem componentes internos que também implicam no consumo. O ideal é desligar os aparelhos da tomada quando não estão sendo utilizados. 

Carregador de celular

Deixar o carregador do celular conectado na tomada, sem estar carregando o aparelho pode gerar dores de cabeça. Segundo Olívio, mesmo conectado, o carregador continua consumindo energia e também pode causar curtos circuitos e explosões. 

Geladeira

Algumas geladeiras tem um sistema que ajuda a reduzir o consumo exagerado de energia elétrica, diferente de alguns modelos antigos. Como alerta é preciso verificar o modelo da geladeira. Além disso, também é necessário verificar a borracha de vedação, que quando ressecada deixa a geladeira semiaberta aumentando o consumo de energia. 

Últimas