Folha Vitória Conheça cinco dicas para evitar dor nas costas durante as férias

Conheça cinco dicas para evitar dor nas costas durante as férias

Práticas como dormir em um colchão diferente, passar muito tempo na estrada e carregar malas pesadas não são hábitos comuns de muitas pessoas, e são esses detalhes que podem transformar o descanso das férias em um sofrimento

Folha Vitória
Foto: Freepik
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O final do ano se aproxima, mesmo com a pandemia ainda muito ativa no Brasil, muitas pessoas programaram viagens com o intuito de descanso e lazer. É muito comum durante esse período, o aumento do número de pessoas nos serviços médicos relatando dores nas costas devido a hábitos diferentes dos usuais.

Dormir em um colchão diferente, muito tempo de estrada, carregar malas pesadas e praticar atividades físicas e recreativas não habituais são algumas das razões do aumento dessas queixas. Para não tornar o período de férias em um sofrimento, a fisioterapeuta Soraya Skaf elencou cinco cuidados que devem ser tomados para fugir deste sofrimento.

1. Faça pausas durante a viagem

O corpo gosta mesmo é de movimento! Independente do movimento, a circulação sanguínea é estimulada, as articulações tem o metabolismo aumentado e os músculos são ativados.

No caso de trajetos longos de carro, sendo ou não o condutor, é fundamental que após 2 horas seja feita uma pausa para caminhar por pelo menos 5 minutos. Alongamentos simples tanto das pernas quanto dos braços e tronco também são bem vindos.

2. Atenção ao carregar malas

Não é usual carregar malas no dia a dia da maioria das pessoas, por esse motivo, dependendo do peso da mala e da forma com que ela é transportada, pode desencadear dores nas costas e também em outras articulações.

Nesse caso, a sugestão é realizar uma contração abdominal sempre que for levantar uma mala, utilizar os dois braços para dividir a carga e se necessário dobrar levemente os joelhos. Dê preferência para malas de rodinhas se tiver que transportar por longa distância a pé. Mochilas também são mais funcionais e seguras.

3. Evite repousos prolongados

Férias é bom pra descansar não é mesmo?

Mas se atente a repousos em excesso. Evite longos períodos deitado, preconize movimentos periodicamente, mesmo que os mais simples.

A dica de ouro é adicionar uma caminhada matinal diária de pelo menos 30 minutos.

4. Não abuse da alimentação excessiva

Ganhar uns quilinhos nas férias é super comum, mas saiba que mesmo pouco, o sobrepeso contribui e muito para as dores nas costas e também nos quadris e joelhos. Não deixe de comer e se divertir, mas tenha cautela e lembre-se de gastar as calorias com atividades físicas.

5. Atenção a novas modalidades de exercícios

Iniciar novas atividades físicas mesmo que recreacionais é ótimo e faz bem para corpo e mente. Porém sem orientação e num volume excessivo pode gerar dores indesejadas. Portanto, use e abuse do corpo, mas saiba a hora de parar. A qualquer sinal de dor, suspenda ou diminua o tempo da nova modalidade. O corpo sempre dará sinais de que algo não está indo bem, se atente a eles.

Últimas