Folha Vitória Empresas vão poder comprar vacinas contra a covid em Vitória

Empresas vão poder comprar vacinas contra a covid em Vitória

Lei sancionada na última quarta-feira (10) concede às empresas o direito a adquirir, diretamente das farmacêuticas, doses do imunizante

Folha Vitória
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A partir de agora, empresas vão poder comprar vacinas contra o novo coronavírus, em Vitória. A prefeitura enviou ofícios às empresas Arcelor, Vale e Suzano solicitando a compra para doação ao município, após a sanção da Lei nº 14.125, na última quarta-feira (10). 

De acordo com a nova lei, pessoas jurídicas de direito privado, como empresas, por exemplo, estão autorizadas a adquirir diretamente das farmacêuticas vacinas contra a covid-19 que tenham autorização temporária para uso emergencial, autorização excepcional e temporária para importação e distribuição ou registro definitivo concedidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde que sejam integralmente doadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de serem utilizadas no âmbito do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Enquanto estiver em curso, a vacinação dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, as doses deverão ser integralmente doadas ao Sistema Público de Saúde (SUS). Após a conclusão dessa etapa, o setor privado poderá ficar com metade das vacinas compradas desde que as doses sejam aplicadas gratuitamente. A outra metade deverá ser remetida ao SUS.

“A vacinação é urgente, por esse motivo já solicitamos as empresas que efetuem a compra e façam a doação à nossa capital, de acordo com a lei sancionada. Precisamos estabelecer a rotina econômica de todos os setores, mas acima de tudo necessitamos evitar mortes e salvar vidas. Isso é o que mais importa neste momento e a vacinação é peça chave e fundamental para isso”, afirmou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Últimas