Folha Vitória Enem 2020: gabarito oficial das provas é divulgado. Veja como acessar o seu!

Enem 2020: gabarito oficial das provas é divulgado. Veja como acessar o seu!

De acordo com o Inep, a anulação não compromete o processo de estimação da nota das participantes

Folha Vitória
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, no final da tarde desta quarta-feira (27), os gabaritos oficiais das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio 2020. Os participantes podem ter acesso às respostas corretas do exame por meio do portal do órgão e do aplicativo do Enem. 

>> Clique aqui para acessar os gabaritos!

A versão impressa do Enem 2020 foi aplicada nos dois últimos domingos, dias 17 e 24 de janeiro. Os participantes resolveram questões objetivas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. Fizeram também a prova de redação, a única subjetiva do exame.

Questões anuladas

De acordo com o Inep, duas questões das provas do segundo dia foram anuladas: uma de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e uma questão de Matemática e Suas Tecnologias. A anulação não compromete, segundo o ´órgão, o processo de estimação da nota das participantes. Veja o número das questões em cada caderno:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

Caderno 5 - Amarelo - Questão 114
Caderno 6 - Cinza - Questão 129
Caderno 7 - Azul - Questão 135
Caderno 8 - Rosa - Questão 94
Caderno 11 - Laranja - Questão 94
Caderno 12 - Verde - Questão 94

Matemática e suas Tecnologias:

Caderno 5 - Amarelo - Questão 141
Caderno 6 - Cinza - Questão 156
Caderno 7 - Azul - Questão 157
Caderno 8 - Azul - Questão 143
Caderno 11 - Laranja - Questão 143
Caderno 12 - Verde - Questão 94 

Notas

Apesar da divulgação do gabarito, o estudante precisará esperar mais um pouco para conhecer a nota. Isso porque o Enem é corrigido com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI), que leva em consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova.

Ou seja, se ele acertar questões difíceis, é esperado que acerte também as fáceis. Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter sido por chute. O estudante, então, pontua menos que outro candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis.

A previsão do Inep é que o resultado final dos candidatos seja divulgado no dia 29 de março, quando também será divulgado a nota das redações.

Ao todo, segundo o Inep, cerca de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas este ano, número que representa menos da metade dos participantes inscritos nas provas. 

O Enem 2020 terá ainda uma versão digital, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro e a reaplicação para candidatos que tiveram covid-19 no período da prova, que será realizada nos dias 23 e 24 de fevereiro. O prazo para solicitar a reaplicação do exame termina nesta sexta-feira (29). 

Últimas