Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entenda a importância da castração e os benefícios para os animais

A castração é o melhor caminho para garantir a saúde dos animais. Por meio do procedimento, segundo a especialista, o tempo médio de vida do animal aumenta

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A castração de cães e gatos é muito recomendada por médicos veterinários, pois além de conter o aumento desenfreado da população animal, a castração é responsável pela prevenção do aparecimento de tumores e auxilia até mesmo no comportamento deles.

Para a médica veterinária e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), dra. Rita de Cássia Maria Garcia, a castração é o melhor caminho para garantir a saúde dos animais. Por meio do procedimento, segundo a especialista, o tempo médio de vida do animal aumenta. 

Rita também explica, que no caso dos machos caninos, a castração reduz problemas de próstata. Para os felinos, o procedimento auxilia no comportamento, diminuindo as chances de brigas.

Sobre os animais de rua, a médica veterinária explica que a castração é uma atitude que une amor e estratégia para o bem-estar animal e social. 

Publicidade

“A castração é uma das estratégias fundamentais para o manejo populacional de cães e gatos. Ela impacta diretamente na diminuição da taxa de natalidade”, explica a especialista. “Não há lares para todos os filhotes que nascem e hoje temos muito mais animais abandonados ou em abrigos para absorvê-los por meio da adoção”, pontua.

O procedimento

Publicidade

Não é necessário aguardar o primeiro cio ou a primeira cruza para castrar o animal. Segundo a médica veterinária, os cães podem ser castrados quanto atingem o peso de 1kg ou a partir de 60 dias de idade. Já os felinos podem passar pelo procedimento a partir dos 5 meses de idade.

Atualmente existem dois tipos de castração, a cirúrgica e a química. De acordo com a dra. Rita de Cássia, a química não é recomendada para fêmeas, já que apresenta muitos efeitos colaterais e riscos para a saúde do animal. 

Publicidade

No caso dos machos, a especialista afirma que já há um método seguro em uso, especialmente no México, e que, quando associado a medicações, apresenta bons resultados.

Já a castração cirúrgica pode ser feita de duas formas: com a retirada de ovários e úteros, no caso das fêmeas, e dos testículos, nos machos ou através da “laqueadura”, em fêmeas e vasectomia, em machos. Esta segunda prática possui alguns pontos de atenção. A dra. Rita de Cássia explica que a laqueadura pode não ser recomendada, já que as fêmeas continuam entrando no cio, atraindo machos e favorecendo fugas, podendo prejudicar o animal e também pessoas, uma vez que cadelas no cio reúnem uma grande quantidade de machos, facilitando acidentes de trânsito, transmissão de doenças, ataques e mordeduras, explica a médica veterinária.

Da mesma forma, em termos de saúde coletiva, a vasectomia em cães machos pode não resolver o problema por causa dos hormônios que continuam atraindo fêmeas. A orientação é sempre procurar um médico veterinário de confiança para fazer o procedimento que vai garantir a saúde e o bem estar do animal.

*Com informações do Virtz Pets

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.