Folha Vitória ES alcança marca de 93,87% de ocupação em leitos de UTI exclusivos para covid-19

ES alcança marca de 93,87% de ocupação em leitos de UTI exclusivos para covid-19

Número representa um total de 735 pacientes internados em estado grave na terapia intensiva

Folha Vitória
Foto: Diego Simao
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O Espírito Santo chegou a marca de 93,87% na taxa de ocupação leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivas para o tratamento da covid-19. As informações são do Painel de Ocupação de Leitos Hospitalares, atualizadas na manhã deste domingo (21).

O número representa um total de 735 pacientes internados em estado grave na terapia intensiva. Levando em consideração um total de 783 leitos do tipo em todo o Estado, restam apenas 48 vagas para internações em UTI. 

Já os leitos de enfermaria exclusivos para o tratamento da doença somam 772 em todo o Espírito Santo. Destes, 79,53% estão ocupados. Ao todo, somados os leitos de enfermaria e UTI, o estado possui 1.555 leitos ativos para o atendimento de pessoas infectadas pela covid-19, com uma taxa de ocupação geral de 86,75%.

Na última semana, o governo do Espírito Santo entregou mais leitos de UTI exclusivamente para o tratamento da covid-19 em dois hospitais da Grande Vitória e em um do sul do estado. No Hospital Estadual Dório Silva, foram abertos 18 novos leitos; em São José do Calçado, 22. Já no Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves, 15 novos leitos foram abertos.

Em entrevista ao programa Fala Espírito Santo, na TV Vitória, no dia 17 de março, o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, reconheceu que a situação na rede privada e filantrópica está prestes a colapsar. "Os hospitais privados esgotaram sua capacidade de leitos e já estão trabalhando em sua maioria em 90% e em 100% de ocupação", destacou.

Neste sábado (20), o governado Renato Casagrande usou as redes sociais para alertar a população sobre a situação dos leitos no Espírito Santo. Ele ressaltou ainda que no dia 1º de março, o Estado tinha 694 leitos disponíveis.

Últimas