Folha Vitória Geofone eletrônico é opção para caça-vazamentos, diz especialista

Geofone eletrônico é opção para caça-vazamentos, diz especialista

Segundo estudo, 40% dos brasileiros têm dificuldades para pagar contas de consumo; especialista explica como identificar vazamentos hidráulicos a três metros de profundidade

Foto: Divulgação/DINO
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A situação não está fácil para os brasileiros que, para conseguir pagar as contas mensais, como água e luz, precisam calcular cada despesa na ponta do lápis. A afirmação é de Cesar Felipe de Lima, técnico responsável da Doctor Caça Vazamentos e Desentupidora e faz referência a dados de um estudo realizado pelo Instituto Clima e Sociedade ao Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria).

Segundo a análise do Instituto Clima, quase metade (40%) da população deixa de comprar itens como roupas, sapatos e eletrodomésticos para conseguir pagar o gás e as contas de consumo. Para realizar o levantamento, a entidade entrevistou 2.002 pessoas com mais de 16 anos de idade de todo o país. 

De acordo com Felipe de Lima , contas altas de água, por exemplo, que podem comprometer o orçamento de muitas famílias, costumam ter uma causa comum: vazamentos hidráulicos.

“Ninguém quer receber uma conta alta para pagar no final do mês. Por isso mesmo, a maioria das famílias controla o tempo no banho e a quantidade de água a ser gasta em limpezas e afazeres domésticos. Mesmo assim, o valor da conta pode revelar surpresas, e o motivo, na maior parte das vezes, é a presença de vazamentos ocultos”, afirma.

O especialista explica que o problema pode se tornar ainda maior quando a família decide procurar o local do vazamento por meios próprios, ou com a ajuda de um profissional sem qualificação e materiais necessários.

“Ao usar métodos ultrapassados, não tem jeito: você perde tempo e muito dinheiro, já que a busca por vazamentos hidráulicos pode acarretar em um quebra quebra desnecessário, estragando revestimentos, entre outros - o que demandará reformas futuras e pode, inclusive, comprometer estruturas do imóvel”, pontua. “Assim, o que era a preocupação com uma conta de água cara pode se tornar uma despesa ainda maior”.

Geofone dispensa quebra quebra e gastos futuros

Felipe de Lima explica que o geofone eletrônico é um equipamento mais robusto e sensível para grandes serviços, sendo indicado para técnicos hidráulicos e grandes empresas e que foi desenvolvido para identificar vazamentos de água não visíveis com celeridade.

“O geofone é uma ferramenta indicada para redes e ramais de abastecimento, redes de incêndio, residências, comércios, escolas, condomínios e indústrias. O equipamento é ideal para identificar vazamentos de tubulações de água não visíveis no ponto exato, evitando a quebra desnecessária em vários pontos do local e pode captar vazamentos com até 3 metros de profundidade”, explica.

O especialista acrescenta que o alcance de captação do equipamento pode variar, já que um vazamento não é uma constante. “É necessário considerar os fatores, como tipo de solo, profundidade da tubulação, tipo da tubulação e pressão da rede".

Segundo Felipe de Lima , considerando a eficiência do geofone, a melhor forma de identificar um possível vazamento hidráulico é contar com um serviço de caça vazamentos que utilize esta ferramenta. “É necessário verificar toda a rede hidráulica e rede de hidrantes, além de examinar a tubulação de água. Após detectado o vazamento, a empresa deve apresentar as soluções e, com uma equipe experiente para o reparo do vazamento, prestar o serviço com agilidade para resolver o problema o quanto antes”.

Neste ponto, o técnico responsável que presta serviços para a Doctor Caça Vazamentos e Desentupidora destaca que vale contatar uma empresa experiente com o uso de geofone, que permite a detecção de vazamentos sem danificar a área afetada.

“Além de realizar o serviço de forma eficiente e prática, com o mínimo transtorno e sem quebra-quebra, o consumidor deve exigir que a empresa de caça-vazamentos forneça um laudo para órgãos como a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), o que é essencial para obter desconto em sua conta que veio alta”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://doctorvazamentos.com.br/

Últimas