Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Pescadores encontraram o animal encalhado na areia bastante debilitado e tentaram reanimá-lo

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Na madrugada deste sábado (29), um golfinho foi encontrado nas areias da praia de Manguinhos, na Serra. Os pescadores encontraram ele ainda com vida, porém bastante debilitado. 

O animal foi recolhido pelo CTA - Serviços em Meio Ambiente, e depois vai ser encaminhado para o Instituto Orca onde é realizada a necropsia para descobrir a causa da morte.

Por volta das 5 horas da manhã, antes de iniciarem a atividade pesqueira, os pescadores Weverson dos Santos Moreira, conhecido na região como “Janjão” e Edmilson Santos da Silva encontraram um golfinho na areia da praia ainda com vida. 

Os pescadores ficaram cerca de meia hora tentando salvar o animal. "Nós pegamos ele, jogamos bastante água e colocamos na água para tentar fazer ele boiar", contou Weverson.

Publicidade

Quando perceberam que o animal não tinha resistido, os pescadores colocaram o golfinho de volta na areia e entraram em contato com a Associação de Moradores de Manguinhos.

O animal encontrado trata-de se um golfinho da espécie Tursiops truncatus, também chamado de golfinho-nariz-de-garrafa. A bióloga e educadora ambiental do Projeto Baleia Jubarte, Jeane Santos de Jesus, explica que a aparição desses animais tem forte relação com os impactos causados pelos seres humanos.

Publicidade

"Quando esses animais saem do habitat deles e vem em direção à praia como baleias e golfinhos, uma boa parte é por que está doente. Uma dessas causas é o impacto dos seres humanos como a pesca irregular ou a pesca fantasma que ocorre em alto mar", comenta a bióloga.

A pesca fantasma consiste nos detritos de pesca que ficam no mar mesmo depois de pescadores saírem da região. Linhas de pesca, pedaços de rede constantemente são confundidos com alimento e esses animais acabam sendo sufocados por esse resto de material.

 Quem encontrar um animal encalhado na praia estando ele vivo ou morto, deve acionar a Central de Emergências da Petrobras através do número 0800 039 5005 (ES) e uma equipe especializada será direcionada para o atendimento da ocorrência.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.