Folha Vitória Governo disponibiliza espaço na internet com informações sobre a vacinação no Espírito Santo

Governo disponibiliza espaço na internet com informações sobre a vacinação no Espírito Santo

O chamado 'Vacinômetro' será disponibilizado no Painel Covid-19, plataforma que o governo já utiliza para exibir informações sobre a pandemia no estado

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O governo do Estado vai disponibilizar, a partir desta terça-feira (26), um espaço na internet em que a população poderá ter acesso à quantidade de doses de vacina contra a covid-19 que estão sendo disponibilizadas aos municípios capixabas. As informações serão disponibilizadas no Painel Covid-19, plataforma que o governo estadual já utiliza para exibir informações referentes ao número de infectados pelo coronavírus, mortes provocadas pela doença, pacientes que se recuperaram, entre outras.

O chamado "Vacinômetro" foi apresentado na tarde desta terça-feira, pelo governador Renato Casagrande e demais membros do Executivo estadual, durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais. Ao acessar o Painel Covid-19, o internauta encontrará um ícone da campanha de vacinação no Espírito Santo. Para acessar o Vacinômetro, basta clicar nesse ícone.

Segundo Casagrande, por meio da nova ferramenta, o cidadão poderá ter acesso a informações relativas à vacinação de todos os grupos prioritários, por município. Nessa primeira etapa da vacinação, foram definidos como grupos prioritários os profissionais de saúde, idosos residentes em instituições de longa permanência (como asilos, por exemplo) e população indígena aldeada.

O governador ressaltou, no entanto, que, neste primeiro momento, o Vacinômetro não disponibilizará, em tempo real, o número de pessoas vacinadas. Por enquanto, as informações dão conta da quantidade de vacinas recebidas pelos municípios.

"Não temos ainda os dados atualizados das pessoas que receberam a vacina, mas temos as doses distribuídas a cada município — a população pode fiscalizar — e quem deve receber prioritariamente essas doses", destacou Casagrande.

Pelas informações do Programa Estadual de Imunizações, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até as 15 horas desta terça-feira (26), 21.744 mil pessoas do público-alvo foram vacinadas no Espírito Santo. 

Os municípios da Região Metropolitana de Saúde realizaram, até o momento, a imunização de 9.165 mil pessoas; nos municípios da Região Sul foram 5.352; nos municípios da Região Central foram 5.221 vacinados; e os municípios da Região Norte totalizaram 2.006 pessoas imunizadas.

Quanto aos imunizantes, a população que está sendo vacinada com a CoronaVac deverá receber a segunda dose no intervalo de quatro semanas, segundo a Sesa. Já para a população-alvo imunizada com Oxford-AstraZeneca, a segunda dose será aplicada em um intervalo de 12 semanas — aproximadamente três meses.

Últimas