Folha Vitória Mais de 155 mil kits de alimentação serão distribuídos para famílias de alunos das redes municipais da Grande Vitória

Mais de 155 mil kits de alimentação serão distribuídos para famílias de alunos das redes municipais da Grande Vitória

Kits vão ajudar famílias carentes que enfrentam dificuldade para comprar comida

Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Jansen Lube
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

As famílias dos alunos matriculados nas redes municipais das cidades da Grande Vitória irão receber um kit de alimentação escolar. Ao todo, serão distribuídos mais de 155 mil kits. A medida adotada pelas prefeituras irá ajudar famílias pobres durante a pandemia.

Com uma renda abaixo de R$ 500,00 por mês, Gesiane Santos de Souza e o esposo, que estão desempregados, lutam para sobreviver. O casal e os dois filhos pequenos moram no bairro São José, em Vitória. 

Para driblar as dificuldades e ganhar uma renda extra para ajudar nas despesas, a família vende doces. Mesmo assim, nem todos os dias eles conseguem colocar comida na mesa. "Não tem como comprar as coisas para dentro de casa com aluguel para pagar, gás e comida para pagar. A renda dá para comprar o básico", contou Gesiane.

Como o casal tem dois filhos matriculados na rede municipal de Vitória, terá direito a pegar dois kits de alimentação escolar, que estão sendo distribuídos pela prefeitura. "Eu fiz uma compra de uma cesta básica para durar um mês. Mas, se não fosse o kit, a gente corria o risco de faltar comida", afirmou.

Além de Gesiane, outras famílias que têm crianças matriculadas na rede municipal de ensino da Grande Vitória irão receber os kits de alimentação escolar. Em Vitória, as famílias não precisam estar cadastradas no CadÚnico, basta apenas que a criança esteja matriculada em uma das escolas municipais da capital. De acordo com a prefeitura, serão mais de 43 mil kits distribuídos até o dia 18 de maio.

Segundo a secretária de Educação do município, Juliana Rohsner, não é preciso que os pais compareçam nas escolas. A prefeitura montou um cronograma de entrega dos kits que pode ser consultado pelo site www.vitoria.es.gov.br. Os responsáveis por cada escola também deverão entrar em contato com os pais dos alunos para informar a data e horário de retirada do kit.

"Nós estamos entregando cinco mil kits por dia. Precisamos que os diretores entrem em contato com os responsáveis pelos estudantes para marcar o dia certinho da retirada", explicou Juliana. 

Os kits que estão sendo distribuídos são compostos por arroz, farinha, macarrão, canjiquinha, fubá, açúcar, leite em pó e óleo. Os alunos também estão ganhando os "kits verdes" compostos de frutas, verduras e legumes.

A prefeitura de Cariacica informou que, desde o dia 14 de abril, está entregando 47 mil kits de alimentação para os alunos que estão matriculados nas escolas das 13 regiões do município. 

O secretário de Educação, José Roberto Martins Aguiar, lembrou que os kits que estão sendo distribuídos são compostos pelos alimentos que seriam utilizados nas refeições dos alunos das aulas presenciais. "A gente sabe das dificuldades da famílias neste momento. Esses alimentos já seriam distribuídos aos alunos caso eles tivessem aulas presenciais", ressaltou.

A prefeitura da Serra informou, por meio de nota, que desde a última segunda-feira (26), está distribuindo mais uma remessa do kit alimentação escolar. Ao todo, 65 mil kits serão entregues às famílias dos alunos da rede municipal de ensino. Para ter acesso ao kit, os familiares precisam aguardar o comunicado da escola sobre o dia e horário de retirada. 

Em Vila Velha, a prefeitura anunciou o programa Bolsa Aluno que irá beneficiar todos os estudantes da rede municipal. A Secretaria Municipal de Educação informou que irá contribuir com R$ 150 mensais, durante três meses, para todos os alunos matriculados na rede municipal. Eles também serão contemplados com à aquisição de alimentação, material pedagógico e acesso à internet.

*Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV.

Últimas