Folha Vitória Mamãe Noel de Cariacica pede ajuda para manter projeto que existe há 27 anos

Mamãe Noel de Cariacica pede ajuda para manter projeto que existe há 27 anos

Por falta de doações, a aposentada Maria de Jesus teme não conseguir levar alegria para mais de 350 crianças carentes neste Natal

Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Um projeto social que existe há 27 anos em Cariacica pode ficar, pela primeira vez, sem levar a alegria natalina para as crianças carentes por falta de doações. 

A aposentada Maria de Jesus, conhecida como Mamãe Noel de Cariacica, teme  não conseguir presentear as mais de 350 crianças carentes. 

O gesto solidário de Maria começou no momento em que ela conheceu a história de três crianças que estavam tristes pela partida do pai. 

"Eu vi três crianças sofrendo muito porque o pai tinha ido embora e naquele dia eles não iam ganhar nada. Então resolvi fazer uma festinha. Eu não era Mamãe Noel, era apenas a Mariazinha. Preparei um bolo, cortei e convidei as três crianças e outras vizinhas para vir à minha casa. No outro ano eu já estava vestida e dando início à Mamãe Noel", contou. 

A partir deste momento, as crianças do bairro passaram a procurar pela tia dos presentes. A iniciativa foi crescendo e virou um evento esperado o ano todo pelas famílias. "Nunca faltou um ano para eu fazer essa doação de fé para dar alegria para as crianças", contou Maria.

Neste ano, no entanto, a pandemia e a crise econômica que ecoa em todos os lares, atrapalharam a chegada das doações até Mariazinha. 

"Sou acostumada a levar 1100 brinquedos, 800 sacolas de surpresas, leite, cesta básica. Hoje eu não tenho nem 1 kg de bala. Por isso que eu chorei muito ao olhar para minha sala e não ver nada", desabafou. 

Foto: Reprodução TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A comunidade espera ansiosamente todos anos para a entrega de presentes feita pela aposentada. De crianças à adultos, a torcida para que ela consiga dar continuidade ao projeto é grande. 

"A gente torce muito para que a ação possa acontecer. Meus filhos, quando eram crianças, tiveram essa felicidade graças à ela. Maria sempre nos deu muita força", contou a dona de casa Lontina Souza. 

Voluntários que fazem parte do evento natalino estão sem acreditar que este ano a tradicional festa corre risco de não acontecer. Voluntária há 10 anos, Fabíola Bernardo encoraja Maria a não desistir. 

"Hoje o ano para ela está devagar. Maria chegou a falar que estava desistindo por não receber ajuda. Falei para ela não desistir pois as crianças estão à espera dos presentes", afirmou. 

Foto: Reprodução TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A ação da Mamãe Noel de Cariacica rompeu barreiras e todo o Brasil teve a oportunidade de conhecer a capixaba quando a varanda da casa dela ficou destruída após um incêndio e todas as doações para a festa de 2011 foram destruídas. 

A história  foi parar no Programa do Gugu, na Record TV. Com isso, ela conseguiu arrecadar muitos brinquedos para realizar a festa da criançada. 

Neste ano, Maria de Jesus espera contar mais uma vez com a solidariedade do povo capixaba. Seu principal desejo é poder ver o brilho de alegria no olhar das crianças. 

"Não tem coisa melhor do que uma criança olhar para você e sorrir com aqueles olhos carentes, inocentes, e ainda cantar 'Mamãe Noel, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver", contou ela. 

Como ajudar?

Foto: Reprodução TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Para doar e ajudar Maria e seus voluntários a realizar a entrega dos brinquedos para diversas crianças carentes, basta entrar em contato no telefone: (27) 99920-3798 

Últimas