Folha Vitória Não estamos imunes! Festas familiares aumentam chances para a transmissão da covid-19

Não estamos imunes! Festas familiares aumentam chances para a transmissão da covid-19

Segundo infectologista, quando estamos com pessoas conhecidas acabamos relaxando nos cuidados

Folha Vitória
Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O infectologista Renato Grinbaum, da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), Renato Grinbaum, afirma que as festas familiares e pequenas reuniões são um risco para aumentar a transmissão de covid-19. “É muito fácil você se sentir seguro entre pessoas conhecidas e acabar relaxando nos cuidados, mas amigos ou inimigos, próximos ou distantes, todos somos humanos e podemos estar contaminados”, disse.

O médico conta que já viu alguns casos em que um grupo de pessoas se reuniu, com a ideia de que por não ter ninguém estranho estavam seguros e todas as pessoas acabaram se contaminando.

Mesmo com todos os cuidados, Grinbaum lembra que não é possível garantir que as pessoas não irão se contaminar. “Toda vez que você encontra pessoas existe o risco, mas, com a abertura, as pessoas voltaram a se encontrar. Se você faz todas as medidas de prevenção, o risco não vai ser zero, mas vai diminuir.”

Ele enfatiza que é necessário ficar a uma distância de pelo menos 1,5 metros, utilizar máscara e higienizar as mãos com frequência. 

O infectologista reforça que pessoas com suspeita de resfriado ou gripe não devem comparecer em hipótese alguma.

*Com informações do Portal R7

Últimas