Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Paralisia infantil: com apenas 43% das crianças vacinadas, ES intensifica campanha

Meta preconizada pelo ministério da Saúde é de 95%. Para alavancar os números, acontece no próximo dia 24 o Dia D de mobilização

Folha Vitória|Do R7

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O Espírito Santo ainda está longe de atingir a cobertura vacinal contra a Poliomielite preconizada pelo Ministério da Saúde. Atualmente, o Estado tem 43% do público alvo imunizado contra a doença, enquanto a meta é 95%. Os dados estão disponíveis no Painel Vacina e Confia.

A pólio, também conhecida como paralisia infantil é uma doença grave. Infecto-contagiosa é causada por um vírus que vive no intestino chamado Póliovírus. A doença pode Set transmitida por meio de alimentos e água contaminados ou pelo contato com a pessoa infectada.

Segundo especialistas, muitas pessoas não ficam doentes e por vezes nem chegar a apresentar sintomas, mas as que adoecem desenvolvem paralisia, oque pode ser fatal. O fato é que a doença pode ser evitada com a vacina. 

LEIA TAMBÉM: >> ES já registrou 41 mortes por meningite só este ano; baixa cobertura vacinal preocupa

Publicidade

Campanha de multivacinação e Dia D no próximo dia 24

Diante dos números preocupantes, a secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou um trabalho de intensificação das ações de vacinação contra a poliomielite. Ao longo de toda essa semana, as ações estarão voltadas para ampliar a cobertura vacinal para crianças menores de cinco anos de idade. Crianças e adolescentes menores de 15 anos também serão contempladas, porém com outras vacinas.

Segundo a Sesa, os municípios capixabas serão orientados a ampliar a oferta das vacinas nos pontos de vacinação em horários especiais. Também há o pedido para que sejam intensificadas estratégias já desenvolvidas, como as extramuros, por exemplo. As duas campanhas começaram no último dia 8 de agosto e foram prorrogadas até o próximo dia 30 de setembro.

Publicidade

Doses contra a Meningite, Sarampo e covid-19 também serão disponibilizadas para as devidas atualizações.

Calendário Nacional de Vacinação

 A secretaria de Saúde informou que as doses serão aplicadas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação indicado para cada idade.

Publicidade

É importante reforçar que os pais aproveitem a oportunidade e se dirijam aos postos de vacinação mais próximos de suas residências, com a caderneta em mãos, para checar a situação vacinal de seus filhos.

LEIA MAIS: >> Saúde amplia vacinação contra HPV: entenda o que muda

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.