Folha Vitória População capixaba não precisará mais informar localização em novo aplicativo da Polícia Militar

População capixaba não precisará mais informar localização em novo aplicativo da Polícia Militar

Com o APP 190 ES, cidadãos em todo o Espírito Santo podem acionar o Ciodes com apenas um toque e sem precisar informar a localização por telefone

Folha Vitória
Foto: Reprodução/Pexels
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A nova atualização do aplicativo APP 190 ES da Polícia Militar agora atende a todo o território capixaba. Na plataforma, os cidadãos poderão acionar as forças de segurança do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) através do celular sem precisar informar a localização.

O aplicativo existe desde 2019, mas a versão inicial oferecia cobertura apenas na Grande Vitória e na região Sul do Espírito Santo. Com a atualização, disponibilizada neste mês, o aplicativo passa a oferecer cobertura em todo o Estado.

A plataforma criada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e pelo Governo do Estado tem como objetivo facilitar a solicitação de ajuda com apenas um toque na tela do celular. Com o aplicativo, não será mais necessário informar a localização da ocorrência, pois a local será automaticamente repassado ao call center por meio da leitura do GPS.

O APP 190 ES também oferece mais agilidade na assistência à mulheres vítimas de violência doméstica. Com o botão SOS Marias, as vítimas podem fazer o acionamento emergencial da Polícia Militar sem a necessidade de atendimento pelo call center, gerando assim, o encaminhamento automático da viatura mais próxima disponível ao local.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Douglas Caus, a principal vantagem do aplicativo é o aumento na agilidade e da eficiência no envio de viaturas para os atendimentos. 

“No momento de uma emergência, muitas pessoas ficam nervosas e assustada prejudicando o repasse de informações para o 190. Com o aplicativo é possível que o operador saiba o nome da pessoa e a localização, facilitando o envio dos recursos operacionais disponíveis”.

O aplicativo APP 190 ES está disponível para ser baixado nas lojas de aplicativo para Android e iOS.

Últimas