Folha Vitória População do ES vai poder agendar vacinação por idade em nova plataforma

População do ES vai poder agendar vacinação por idade em nova plataforma

Na plataforma será possível acompanhar a aplicação das doses no Estado; site do Ministério da Saúde, responsável em repassar número de vacinados está desatualizado deste o início de maio

Folha Vitória
Foto: Divulgação/Sesa
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O secretário de Estado da Saúde (Sesa), Nésio Fernandes anunciou nesta terça-feira (01), que será disponibilizado para a população do Espírito Santo uma plataforma online para o agendamento da vacina contra a covid-19. Além disso,  será possível também acompanhar o número de doses já aplicadas (D1 e D2) nos municípios.

Leia mais: ES vai receber mais de 135 mil doses de vacinas contra covid-19 nas próximas 48 horas

Nésio Fernandes disse que a medida busca disponibilizar de uma forma mais rápida e concentrada em um só lugar, as informações para a população. Nésio afirmou que há um atraso desde o início de maio no site LocalizaSUS, que é responsável pelos dados de vacinação no Brasil.

"O site vem apresentando um importante atraso e uma desatualização das doses aplicadas pelos estados e municípios. Desta maneira, o que é disponibilizado pelo Ministério da Saúde não corresponde com a realidade das vacinações nos estados", relatou.

Ainda de acordo com ele, a transição dos dados acontecerão ao longo deste mês de junho. A solução apresentada, segundo a Sesa, já foi aplicada em outros estados e auxiliará na organização do Plano Nacional de Imunização (PNI).

"Mais detalhes serão dados em uma coletiva específica para apresentar a plataforma e informar como será o registro", adiantou Nésio.

Para suprir a necessidade do momento, o secretário contou que foi estabelecido uma comunicação direta com o DataSUS, departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil, para ter acesso ao andamento das doses já aplicadas.

>> Indiano em hotel é diagnosticado com variante P1 do coronavírus

>> Governo do ES fará testagem para covid-19 no Aeroporto de Vitória

Assista ao pronunciamento: 

Últimas