Folha Vitória Rebaixamento, Copa do Brasil G4 e título: o que está em jogo nas rodadas decisivas do Cariocão 2022

Rebaixamento, Copa do Brasil G4 e título: o que está em jogo nas rodadas decisivas do Cariocão 2022

Campeonato entra em sua fase final e as disputas ficam acirradas nas duas últimas rodadas da Taça Guanabara

Folha Vitória
Foto: Lucas Merçon/ FFC
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O Campeonato Carioca 2022 vai chegando em sua reta final e, restando duas rodadas para o fim da primeira fase, as disputas na tabela de classificação vão ficando ainda mais acirradas. 

No topo, o Fluminense precisa de apenas uma vitória para conquistar o título da Taça Guanabara, enquanto uma vaga para as semifinais segue em aberto. Na parte inferior, três equipes lutam contra o descenso e outras cinco pela participação na Taça Rio.

Título e G-4

Faltando apenas duas rodadas para o fim da fase inicial, os cenários estão bem definidos para os 12 participantes do Cariocão 2022. 

Na parte de cima da tabela, o Flu, já classificado para as semifinais, precisa de apenas uma vitória para garantir o título - a equipe entra em campo neste sábado (05), contra o Resende e, vencendo, chegaria aos 27 pontos, sem poder ser ultrapassado pelo vice-líder Flamengo, que só alcançaria a marca de 26.

Além da dupla Fla-Flu, o Vasco já está garantido na semifinal da competição. Resta o Botafogo carimbar a sua vaga. 

Em queda, o Glorioso também precisa do triunfo sobre o Volta Redonda, na segunda-feira (07) para confirmar o feito que não vem desde 2018. 

Caso vença, o time comandado por Lúcio Flávio chegaria aos 19 pontos, sem poder ser ultrapassado pelo Resende, que só pontuaria no máximo até 18.

Vaga na Copa do Brasil

Partindo da disputa dos gigantes para o duelo entre os menores times, o Campeonato Carioca também conta com um troféu interno, de segundo escalão, mas de extrema importância para as equipes consideradas "pequenas".

O Torneio Independência consiste numa disputa apenas entre os times de menor expressão do Cariocão, ou seja, os resultados obtidos nesta primeira fase contra as equipes grandes não entram como pontuação nessa classificação. 

O título do troféu paralelo ao estadual garante ao campeão uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte, assim como ao segundo colocado da disputa.

Momentaneamente, o Madureira lidera o Torneio Independência, com 11 pontos conquistados nos cinco duelos dos sete possíveis contra os outros "pequenos". Em seguida vem o Resende, com a mesma pontuação, mas sem nenhum jogo a mais contra os "menores" - o time encara Fluminense e Vasco nas duas rodadas finais.

Com oito pontos, aparecem Portuguesa-RJ e Nova Iguaçu, também com cinco partidas disputadas. O Angra Audax ainda sonha com uma vaga na Copa do Brasil, tendo sete pontos ganhos e restando os mesmos dois compromissos. 

Boavista (que perdeu sete pontos no STJD por escalação irregular), Bangu e Volta Redonda já não têm chances.

Luta contra o rebaixamento

Três equipes lutam contra o descenso à Série A2 do Carioca, mas uma delas tem um cenário bastante complicado. Com apenas dois pontos e na lanterna, o Boavista, que perdeu sete pontos por escalação irregular, encara Bangu e Fluminense, respectivamente, para tentar se livrar do possível e iminente vexame.

Na disputa ao lado do Verdão de Bacaxá estão Volta Redonda, com cinco pontos, e Angra Audax, com sete. 

A equipe do Sul do Estado do Rio, porém, encara Botafogo e Portuguesa-RJ nas duas últimas rodadas e, caso perca os dois confrontos que terá como visitante, precisará torcer contra o Boavista na reta final. 

O Voltaço ocupou por muito tempo o posto de "quinta força" da competição e disputa a Série C do Brasileirão.

O campeonato mais charmoso do Brasil entra em sua reta final neste fim de semana. No domingo, (6), às 16h, no Nilton Santos, Flamengo e Vasco fazem o grande jogo da décima rodada do Cariocão. A partida será transmitida pela TV Vitória/Record TV e pelo portal R7.

*Com informações do portal R7!

Últimas