Folha Vitória "Redes pública e privada estão em colapso", diz Nésio Fernandes, em apelo para todos ficarem em casa

"Redes pública e privada estão em colapso", diz Nésio Fernandes, em apelo para todos ficarem em casa

Secretário de Estado da Saúde alerta para o alto índice de internações e ocupação de leitos nos hospitais do SUS e da rede particular

Folha Vitória

Confira o vídeo abaixo:

Em entrevista exclusiva à TV Vitória, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, admitiu, pela primeira vez, que tanto o sistema de saúde público e privado no Espírito Santo estão colapsando. Na mensagem, o secretário reforçou que a população precisa colaborar para impedir a transmissão do coronavírus cuja pandemia, segundo ele, adquiriu um novo comportamento, mais letal.

"Antes, o mesmo leito de UTI poderia ser utilizado por até 3,5 pacientes ao longo de 30 dias porque o tempo médio de permanência deles era menor: em torno de 8,5 dias. Hoje, o tempo médio de permanência na terapia intensiva aumentou para 12,5 dias. De maneira que o mesmo leito só pode ser utilizado por 2,4 pacientes ao longo de 30 dias. Isso reduz a disponibilidade de leitos nas unidades de terapia intensiva das redes pública e privada pois o comportamento é o mesmo em ambos os serviços", reforçou.

Últimas