Folha Vitória Revoltante! Mais de mil assaltos foram registrados dentro de ônibus na Grande Vitória só neste ano

Revoltante! Mais de mil assaltos foram registrados dentro de ônibus na Grande Vitória só neste ano

Em um dos crimes, a filha de 4 anos de uma das passageiras que estava no coletivo teve a arma apontada para cabeça

Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Os frequentes assaltos em coletivos da Grande Vitória têm revoltado os passageiros. O registro de crimes em coletivos na Grande Vitoria aumentou neste ano, quando comparados ao mesmo período do ano passado. De janeiro a julho de 2020, de acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), foram registrados 1.002 assaltos a ônibus. No mesmo período de 2019, foram 801 casos.

Em todo o Espírito Santo, segundo a Sesp, o número de assaltos nos coletivos, também cresceu. Nos primeiros sete meses deste ano, foram 1.046. No mesmo período do ano passado, foram registrados 872 assaltos nos coletivos. 

De acordo com o delegado de Crimes Contra o Transporte de Passageiros, Gabriel Monteiro, as cidades com maior número de roubos são Vila Velha e Cariacica e, geralmente, os crimes acontecem a noite. "Vamos intensificando em pontos principais, que não serão revelados para não atrapalhar as investigações", disse.

No último domingo (16), um ônibus da linha 702 foi alvo dos criminosos. A movimentação dentro do veículo era normal quando, por volta das  19h30, criminosos anunciaram o assalto. 

Com exclusividade, a TV Vitória/Record TV conseguiu imagens do momento do crime. Na ação, um dos suspeitos pulou a roleta e apontou uma arma para o motorista. Enquanto isso, o comparsa pegou os pertences dos passageiros. Em seguida, os criminosos obrigam o motorista a parar o coletivo. 

Os criminosos desceram do ônibus na altura do bairro Tabajara, em Cariacica, e fugiram. O condutor do coletivo dirigiu por alguns metro e parou para pedir ajuda. Segundo testemunhas, havia entre 20 e 30 pessoas no ônibus. Cerca de 10 celulares e outros pertences dos passageiros foram levados. A Polícia Militar conseguiu localizar e prender dois suspeitos e um menor de idade. 

Um dos passageiros que estavam no coletivo ajudou a PM na busca pelos suspeitos. Indignado, ele não aguenta mais os constantes assaltos nos ônibus. "Em poucos minutos conseguimos encontrar o primeiro suspeito. Com ele, achamos alguns pertences. O segundo encontramos em Flexal. Muita gente ficou no prejuízo. Sem falar do trauma psicológico", disse. 

Um mulher que também estava no ônibus com a filha, de apenas 4 anos, teve que ver uma arma apontada para a cabeça da criança. Com medo, a mãe contou que não quer andar de ônibus com a filha pequena.

O GVBus informou que, em caso de assalto a um coletivo do Sistema Transcol, a empresa responsável pelo ônibus registra um boletim de ocorrência e encaminha as imagens captadas pelo circuito interno de videomonitoramento para a polícia.

Em nota, a Polícia Civil informou que os dois homens identificados como Mateus Silva Coutinho e Wesley da Silva dos Santos, foram autuados em flagrante por roubo e levados para o Centro de Triagem de Viana. Já o adolescente, responderá pelo ato infracional análogo ao crime de roubo e será apresentado ao Ministério Público. Um quarto suspeito continua foragido. 

*Com informações da repórter da TV Vitória/Record TV, Milena Martins. 

Últimas