Saiba se usar máscara de proteção pode deixar a orelha de abano

Um meme que circula na internet, diz que em 2021 as pessoas precisarão de uma cirurgia corretiva de orelhas, já que ficam projetadas para frente com o uso da máscara

Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Um meme atualmente muito utilizado na Internet diz que em 2021 as pessoas estarão com orelha de abano, devido a utilização de máscaras que as proteja para a frente. No meme a frase final ainda é a seguinte: “minha orelha que lute”, ou seja, não importa a orelha ficar projetada para frente, é necessário usar a máscara.

O cirurgião plástico, Adriano Batistuta esclareceu se é possível que a orelha sofra alguma mudança com o uso prolongado do necessário acessório.

“De maneira nenhuma há prejuízos para as orelhas. Elas são compostas cartilagem, que é um tecido flexível e voltam para o devido lugar após o uso. O único problema, nesse caso, é o incômodo, mas que pode ser resolvido escolhendo uma máscara que dê mais conforto, já que com a pandemia estamos encontrando enormes variedades de modelos sendo comercializados”, disse.

O médico disse ainda que outras partes do nosso corpo também possuem as mesmas características, como o nariz, por exemplo.

A secretária pessoal, Dalete Campello concordou com o médico sobre os desconfortos das máscaras. “Eu tenho implante auditivo e uso óculos e realmente a máscara incomoda muito, pois cada vez que preciso retirá-la o implante também saí, e os óculos embaçam muito durante o uso. Mas é importante esse esclarecimento de que as orelhas permanecem como são”, disse ela.

O cirurgião plástico comenta que para evitar que as lentes de óculos embacem, a pessoa que estiver usando um modelo de máscara cirúrgica (descartáveis), ajuste a tira de metal dobrável no nariz. Caso seja a caseira, um esparadrapo em cima do nariz ajuda e faz a vez da haste de metal das máscaras cirúrgicas. 

Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória