Folha Vitória Secretaria de Saúde quer vacinar todos os idosos do ES até o dia 15 de abril; confira o plano

Secretaria de Saúde quer vacinar todos os idosos do ES até o dia 15 de abril; confira o plano

A produção de novas vacinas nacionais pode colaborar para um cenário mais amplo de vacinação no Estado; plano da Sesa é que todos os idosos recebam a primeira dose

Folha Vitória
Foto: Divulgação/Latam
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) pretende vacinar, com a primeira dose, todos os idosos capixabas até o final da primeira quinzena de abril. 

Atualmente no Espírito Santo estão sendo vacinadas pessoas com mais de 65 anos. Ao todo, são 147 mil idosos com idades entre 65 e 69. A secretaria afirma que já distribuiu doses suficientes para imunizar 35% desse grupo.

A vacinação dos demais idosos só será realizada quando 100% do grupo com 65 a 69 anos receberem a primeira dose. A expectativa era de que a vacinação dos idosos entre 60 e 64 anos começasse ainda neste mês de março, mas os planos mudaram.

"Não foi possível atender os idosos acima de 60 anos ainda no mês de março em função do quantitativo de vacina que o Ministério de Saúde distribuiu aos estados", explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.

Para a coordenadora, o ritmo atual de vacinação é lento, mas a expectativa da secretaria é que todos os idosos recebam a primeira dose até o final da primeira quinzena de abril.

"Nós esperamos realizar a vacinação dos idosos acima de 60 anos até o final da primeira quinzena de abril, com a primeira dose da vacina. De acordo com o laboratório, o intervalo vai ser de quatro semanas se for a vacina Coronavac ou de 12 semanas se for a vacina Covishield, da AstraZeneca", afirmou.

Antecipação de grupos

A coordenadora também lembra que a imunização de professores e trabalhadores da segurança será antecipada. Este grupo seria vacinado após a imunização de pessoas com comorbidades, deficiência, pessoa em situação de rua, detentos e trabalhadores do sistema penitenciário.

"Após a vacinação do grupo de idosos, serão atendidas as pessoas com comorbidades. Paralelo à vacinação desse grupo, o Governo do Estado do Espírito Santo resolveu antecipar a vacinação do grupo de professores e postos de segurança e salvamento, mas entretanto, ainda detalhes sobre como será feita a vacinação deste público, ainda vai ser discutido em âmbito de Estado e municípios", apontou Grillo.

Produção nacional de vacinas

Sobre a distribuição de novas doses, a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações lembra que, o fato do país estar produzindo imunizantes nacionalmente, pode colaborar para uma vacinação ainda mais eficiente.

"Nós esperamos agora que o Ministério da Saúde amplie o número de doses de vacina, uma vez que os laboratórios nacionais estão produzindo a vacina contra a covid-19 e a gente consiga ampliar esse cenário de vacinação", finalizou.

Confira abaixo a tabela com a população estimada de cada grupo prioritário:

Foto: Divulgação / Sesa
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

* Com informações da repórter Fernanda Batista, da TV Vitória/Record TV.

Últimas