Folha Vitória Sem sair de casa! Procons de Vila Velha e Serra oferecem condições especiais para endividados

Sem sair de casa! Procons de Vila Velha e Serra oferecem condições especiais para endividados

As duas cidades estão com mutirões online para a negociação de dívidas; consumidores podem fazer a solicitação até pelo Whatsapp

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Consumidores que estão enfrentando dificuldades para colocar as contas em dia têm, a partir desta segunda-feira (21), a oportunidade de negociar os débitos sem sair de casa e com condições especiais. Os Procons da Serra e de Vila Velha estão realizando nesta semana mutirões online para ajudar as pessoas a saírem da inadimplência.

Na Serra, 16 empresas participam da ação e algumas oferecem descontos de até 100% em juros e multas, de acordo com cada caso. O mutirão acontece até as 17 horas do dia 25 (sexta-feira).

Participam as seguintes empresas: Agoracred, Avista, Banco Cetelem SA, Banco do Brasil, Banestes, BV financeira, Caixa Econômica, CESAN, Claro S/A, Crefisa, EDP Escelsa, Itaú, OI, SKY, VIVO, DACASA. 

Segundo o Procon do município é importante frisar que as condições e os descontos podem variar de acordo com a empresa e com a dívida. Cada caso será analisado de forma individual. A diretora do órgão, Nívia Passos diz ainda que os consumidores não precisam ter receio de enviar suas propostas pela internet, pois todo o processo é seguro e os acordos serão analisados.

Como participar?

Tudo vai acontecer pela internet, ou seja, o consumidor não deverá comparecer presencialmente ao Procon da Serra nem a nenhuma das empresas participantes. Os interessados devem clicar no banner da Semana de Negociação de Dívidas, que está disponível na página da Prefeitura da Serra (www.serra.es.gov.br).

Em seguida, o consumidor fará um breve cadastro com suas informações pessoais (CPF, telefone, e-mail etc.) e deve escolher entre as empresas participantes para qual delas gostaria de tentar uma negociação. O próximo passo é descrever a dívida e a forma que gostaria de realizar o pagamento (à vista, parcelado, qual o valor máximo que pode pagar por mês, qual valor tem disponível para dar de entrada). A última etapa é anexar fotos dos documentos pessoais.

Cada empresa tem o prazo estabelecido para dar a resposta ao cliente, sendo que esse prazo pode variar de 6 a 10 dias. “As respostas com as propostas de negociação serão enviadas para o e-mail cadastrado pelo próprio consumidor. Geralmente, é oferecida mais de uma opção para pagamento. O cliente deverá analisar e aceitar a que for mais conveniente para ele. Ele também vai receber da empresa todas as informações sobre como formalizar a negociação e realizar o pagamento”, disse. “Todas as propostas e acordos realizados vão ser analisados pelo Procon da Serra para que não haja prejuízo nessa negociação”, disse a diretora.

Dívidas

Todas as 16 empresas participantes vão fazer negociação de dívidas vencidas há mais de 60 dias. Ao fazer o cadastro no site para tentar a negociação, o consumidor vai verificar a relação de todos os casos que cada empresa está negociando nesta ação do Procon da Serra. O consumidor que quiser mais informações sobre suas dívidas (saber para quais empresas deve e o valor do débito), deve procurar a CDL Serra, localizada em Laranjeiras, para, em seguida, participar da negociação.

Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória
No município canela-verde as solicitações de negociação poderão ser feitas pelo Whatsapp

Em Vila Velha, entre as empresas participantes estão lojas de departamento, operadoras de plano de saúde e instituições financeiras: Banco Banestes, Banco Itaú, Agoracred, Dacasa Financeira, Credsystem, Banco BMG, Oi, Vivo, Claro/Net. Porém, mesmo para empresas que não participarão do mutirão, os consumidores poderão abrir solicitação de negociação.

No município canela-verde, o mutirão também vai até a sexta-feira (25). "O consumidor utilizará nosso canal de Whatsapp (27- 98823-7864) para ter acesso ao formulário em que fará o registro de seu requerimento de negociação”, informa o coordenador executivo interino do Procon de Vila Velha, Diego Fernandes Coutinho.

Ao preencher o formulário, é imprescindível informar, no campo “DESCRIÇÃO DA RECLAMAÇÃO”, que deseja PARTICIPAR DO MUTIRÃO DE NEGOCIAÇÃO, podendo, a seu critério, apresentar sua proposta de acordo para quitação a vista ou parcelamento. Caso o requerimento seja feito em nome de terceiro, é necessário anexar a procuração, conforme modelo constante no link de acesso ao formulário.

Após envio do formulário ao Procon de Vila Velha, tratará a demanda com o fornecedor participante, que terá o prazo de até 10 dias corridos para apresentar sua proposta ao consumidor, bem como as necessárias orientações para formalização do acordo.

Últimas