Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vila Velha é o município do ES que mais gerou empregos em 2021

Foram abertas quase seis mil vagas, o que representa um crescimento de 605% se comparado ao ano anterior

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Vila Velha. Uma das melhores cidades para se viver no Brasil. O índice de desenvolvimento humano do município é de 0,8. Que significa muito alto, já que o valor máximo a ser atingido é 1,0. O cálculo do IDH é baseado em três pilares: educação, saúde e renda.

E se o local é bom para morar, ele chama atenção das construtoras. Mesmo com a alta dos materiais de construção e da inflação (12,13% atualmente), o mercado imobiliário capixaba encerrou 2021 com saldo positivo: 25% maior que no ano anterior, de acordo com a pesquisa Indicadores Imobiliários realizada por Brain Inteligência Estratégica, com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção e Senai.

LEIA TAMBÉM: Rio, praia e mar: Aracruz tem grandes atrativos econômicos na água

Atualmente, os imóveis mais lançados na Grande Vitória são os de médio e alto padrão, bem diferente de 2020, quando os imóveis populares eram maioria da oferta. Vila Velha está entre as cidades com maior média de valorização imobiliária do país.

Publicidade

Um exemplo é o Taj Home Resort, no bairro Jockey de Itaparica, em Vila Velha. As obras já começaram. A entrega está prevista para o final de 2026. Com 50 andares em uma de das duas torres, será a maior edificação residencial do Espírito Santo.

LEIA TAMBÉM: Diário de Bordo: Vila Velha com seus encantos e empreendimentos

Publicidade

De acordo com Rodrigo Gomes, presidente da Grand Construtora e idealizador do projeto audacioso que é o Taj, metade das unidades vendidas foi para pessoas que moram fora do estado e até do Brasil. Rodrigo acredita que a vinda de outras pessoas para Vila Velha irá movimentar ainda mais a economia do município.

Vila Velha é a cidade que mais gerou emprego no Espírito Santo em 2021. Foram abertas 5.930 vagas, um crescimento de 605% se comparado ao ano anterior, quando foram geradas 979 oportunidades. 

Publicidade

A maioria das vagas são para as áreas de serviço (2.351), comércio (2.147) e indústria (1.061). “Os trabalhos da prefeitura estão voltados para transformar Vila Velha numa cidade empreendedora. O objetivo é trazer o empresariado e os investidores para o município e, com isso, gerar mais emprego e renda”, declarou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti.

LEIA TAMBÉM: Diário de Bordo: a história de Vila Velha presente nos espaços culturais

Para isso, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, explica que oferece às empresas desburocratização e incentivos fiscais. Além disso, Arnaldinho aponta a logística do município como um grande atrativo. Inclusive foi por isso que os fundadores da Vila Porto decidiram se instalar na cidade canela verde. Com 18 anos no mercado, a Vila Porto se tornou uma das maiores importadoras de vinho do Brasil.

*Texto escrito pela jornalista Adriana Berlink, da TV Vitória/Record TV.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.