Vitória faz 469 anos: capital dos capixabas celebra encantos e transformações

Por conta da pandemia do coronavírus, as tradicionais comemorações foram substituídas por eventos mais sóbrios; para celebrar de casa, capixabas poderão curtir a live do cantor Amaro Lima

Foto: divulgação PMV
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Ilha do Mel, Cidade Sol, Vitorinha, Vitoríssima, Cidade Presépio, Vix, ou simplesmente Vitória.

A capital dos capixabas, que completa 469 anos nesta terça-feira (8) coleciona uma série de apelidos carinhosos e ostenta encantos, contrastes e transformações.

Dos morros às praias, do mangue aos monumentos históricos, das construções modernas ao extenso calçadão de Camburi, dos contornos da zona portuária ao entardecer com céu azul, rosa e branco.

Seja de qual canto estiver ou por qual nome você preferir chamá-la, o sentimento de quem mora ou passa pela ilha é unânime: a capital do Espírito Santo, recentemente promovida a metrópole, esbanja bem-estar, qualidade de vida, acolhimento e virtudes.

Foto: Diego Alves
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Em 2020, o tradicional 'Parabéns' no Parque Moscoso, assim como os festivais culturais e gastronômicos foram cancelados por conta da pandemia do coronavírus. Na programação de comemoração, a prefeitura preparou a entrega da obra da nova Avenida Vitória e uma missa de Nossa Senhora da Vitória, na Catedral Metropolitana.

“Este será o ponto alto do aniversário da cidade. Nós vamos começar o dia participando da missa de Nossa Senhora da Vitória, na Catedral Metropolitana, porque é dia também de Nossa Senhora da Vitória, a padroeira da cidade, e de lá, nós vamos com o arcebispo Dom Dario para a avenida Vitória, onde encontraremos com o pastor Doronézio, para que a gente possa fazer a bênção e entrega da avenida”, detalhou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

“Nós resolvemos fazer uma solenidade muito simples, sóbria, pois o momento do País é de sofrimento, de luto, estamos enfrentando uma pandemia, muita gente perdeu seus empregos, estão com dificuldades, então nós achamos que não cabe festa. Cabe uma oração, uma benção pra que a gente possa ter o início das atividades oficiais da nova avenida Vitória com a benção ecumênica”, explicou Luciano.

Segundo o prefeito Luciano, durante o mês de aniversário a cidade terá alguns eventos pequenos, como entregas de obras, ações, registros de ordens de serviço.

Live solidária com cenário de tirar o fôlego

Foto: Reprodução / Coluna Helio Dórea
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Mas um aniversário sem música, não tem graça! Pensando nisso, o cantor capixaba Amaro Lima, com apoio do Shopping Vitória, preparou uma live especial. O evento será transmitido direto do terraço do shopping, com um show de luzes e imagens retratando a cidade e a cultura capixaba. O show começa partir das 20h30, no canal do artista no Youtube.

A ideia da live surgiu a partir da admiração de Amaro pela capital. “Não nasci em Vitória, sou do interior, mas cresci aqui, tenho amigos, parentes. É uma cidade que te abraça, mesmo você sendo de outra origem. Tenho um carinho enorme por Vitória e quero presenteá-la em seu aniversário”, afirma.

Esta será a primeira live do artista. “Até agora foi só em casa, informalmente. Nunca fiz uma live com essa estrutura, com banda, tambores de rockongo e toda essa produção. Estou feliz com as preparações, adorei a ideia do terraço com a cidade de fundo, será muito bonito. O Shopping cresceu com a capital, faz parte da história, então é um ótimo local”, diz.

Além disso, a live será solidária, com todas as doações destinadas às Paneleiras de Goiabeiras. “Elas são um dos principais símbolos do ES, fazem parte da nossa identidade, da nossa tradição passada por gerações, e perderam grande poder de venda com a epidemia, então as doações ajudariam muito nesse momento”, explica Amaro. Na transmissão ao vivo será possível fazer as doações de modo virtual via QR Code.

Todo o repertório do cantor vai passar por sua carreira solo, com o Manimal, além de outros sucessos do Espírito Santo e da música brasileira. A live também contará com a participação de outros artistas convidados, como 6ok, Beth Mc e Emik. 

* Com informações da Prefeitura de Vitória