Vitória vai multar a Cesan por despejo de esgoto na Guarderia
Secretaria de Meio Ambiente da Capital deu 24 horas à concessionária para que apresente análise da qualidade da água na região
Folha Vitória|Do R7
A Prefeitura de Vitória comunicou nesta sexta-feira (24),que vai multar a Companhia de Espirito Santense de Saneamento (Cesan) por despejo de esgoto na Praia de Guarderia.
A decisão foi tomada após análise da área afetada, feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), que alterou a bandeira de balneabilidade na região de verde para vermelha, imprópria para banho.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O vazamento foi causado por um pico de energia que acarretou o desarme do sistema de proteção elétrica na elevatória da Praia do Canto.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foerger, a concessionária não comunicou o despejo, que aconteceu na última terça-feira (21) à prefeitura.
"É importante destacar que existe um item no contato de concessão que obriga a concessionária a informar ao órgão ambiental municipal qualquer vazamento de esgoto. Existe um item que especifica isso. Não houve essa informação por parte da concessionária. A secretaria não recebeu qualquer informe sobre esse vazamento que aconteceu ali", relatou.
"Por conta disso, todo um conjunto de medidas que são encaminhados pela Semmam em casos iguais a esse, foi atrasado, mas constatamos em campo e tomamos todas as medidas adequadas a isso", disse.
Em nota enviada na quinta-feira (23), a Cesan afirmou que o despejo ocorreu por conta de imóveis irregulares, não ligados à rede de esgoto.
De acordo com o secretário, a fiscalização a estes imóveis foi intensificada nos últimos anos. Ele disse ainda que isso não isenta a concessionária, uma vez que o vazamento foi causado pelo mal funcionamento do maquinário da própria companhia.
A secretaria deu à concessionária o prazo de 24 horas para que apresente um levantamento atualizado sobre a qualidade da água na região, por meio da coleta do material e análise da balneabilidade.
Leia Também: Pico de energia causa lançamento de esgoto em praia de Vitória
"A gente quer fechar um diagnóstico o mais rápido possível para saber se pode liberar aos poucos para utilização da comunidade ou não, isso somente as análises laboratoriais poderão indicar", disse o secretário.
A Cesan foi procurada pela reportagem e disse que está à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários.
Assista ao vídeo do esgoto despejado no mar:
*Com informações da repórter Luana Damasceno, da TV Vitória/Record TV