Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ambulatório deve ser primeiro a receber pacientes em novo Pronto-Socorro

Gazeta Digital

Gazeta Digital|Do R7

novo pronto socorro
novo pronto socorro novo pronto socorro

O atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no novo Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) inicia na próxima semana com a abertura do ambulatório. É a primeira ala a começar atender pacientes.

Leia também - Empresa tem 15 dias para regularizar serviço de coleta de lixo

As enfermarias clínicas, com 90 leitos, serão ativadas no dia 8 de abril, data em que Cuiabá completa 300 anos. No cronograma apresentado pelo prefeito Emanuel Pinheiro nesta sexta-feira (15), a terceira fase será na primeira quinzena de maio, no Dia dos Trabalhadores (01), ou no Aniversário de Mato Grosso (09), quando será aberto 100% do HMC, onde também vai funcionar o novo Pronto-Socorro. 

“O funcionamento será gradativo, feito em etapas, por conta da complexidade que é um hospital. Como dentro do HMC vai funcionar o novo e moderno Pronto-Socorro, não posso fechar uma unidade e abrir outra em um dia. É preciso lembrar que em um hospital têm pessoas internadas, que vão ou já fizeram uma cirurgia”, diz o prefeito. 

Publicidade

Pinheiro ainda destaca que o HMC é a maior obra de saúde pública do Estado. O funcionamento da nova unidade de saúde foi liberado pela juíza Célia Regina Vidotti, da Vara de Ação Civil Pública e Popular, no início do mês. Entretanto, para isso, foi determinado que a prefeitura realize processo seletivo e concurso público para contratação de servidores que irão trabalhar no local, apresente plano de gestão, licenças e outras medidas. 

A juíza determinou ainda a abertura de concurso público para substituir todas as contratações temporárias até o final do prazo de 240 dias. A orientação foi que os servidores que atuam no atual PS não sejam realocados, já que as duas unidades devem funcionar simultaneamente por algum tempo. Iniciada em julho de 2015, a obra tinha previsão de ser entrega após 18 meses. A nova unidade hospitalar contará com 315 leitos, sendo 40 para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). (Com Assessoria)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.