HU de CG faz consultas dermatológicas gratuitas

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande, realiza neste sábado O post HU de CG faz consultas dermatológicas gratuitas apareceu primeiro em Portal Correio.

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande, realiza neste sábado (7) consultas dermatológicas gratuitas para tender 400 pacientes que apresentem risco de câncer de pele. A ação ocorre em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), por meio da Dezembro Laranja.

Além dos atendimentos, que vão das 8h às 12h, acontecerão cirurgias para retirada dos tumores de pele, realizadas pela equipe de cirurgia geral do hospital, com especialistas em cirurgia plástica e em cirurgia de cabeça e pescoço. Apenas pacientes residentes em Campina Grande poderão realizar o procedimento cirúrgico no dia da ação.

Em todo o Brasil, o dia 7 de dezembro será marcado por atendimentos com o objetivo de identificação da doença, direcionamento quanto ao tratamento correto e conscientização sobre as medidas protetivas. A inciativa da campanha Dezembro Laranja partiu da Sociedade Brasileira de Dermatologia, como forma de alertar a população para a prevenção e a descoberta precoce do câncer de pele.

Prevenção e sintomas

Pessoas que se submetem a exposição prolongada e repetida ao sol, indivíduos albinos ou com pele e olhos claros ou aqueles que possuem histórico familiar, pessoal de câncer de pele são os que possuem mais facilidade em apresentar o câncer de pele.

Como forma de prevenção, dermatologistas indicam evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, usar proteção adequada, como roupas, bonés, óculos escuros, sombrinhas, aplicar protetor solar antes de se expor ao sol e usar filtro solar próprio para os lábios.

Os principais sintomas são manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram, feridas que não cicatrizam em até quatro semanas e sinais que mudam de cor, textura ou tamanho.

O post HU de CG faz consultas dermatológicas gratuitas apareceu primeiro em Portal Correio.