Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Idosos em trabalho análogo ao de escravo são resgatados no MT

Ambos viviam em barraco de lona no meio da mata, não possuíam férias e folgas, bebiam água de córrego e tinham de comer no chão

Cidades|Do R7

Idosos viviam em barrado de lona no meio da mata
Idosos viviam em barrado de lona no meio da mata Idosos viviam em barrado de lona no meio da mata

Dois homens, de 69 e 62 anos, foram resgatados de um trabalho análogo ao de escravo em Juína, no interior de Mato Grosso. A operação de resgate foi realizada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) do Estado e ocorreu entre 25 de fevereiro e 1º de março.

Os idosos viviam em um barraco de lona no meio da mata, que sequer os protegia da chuva ou dos animais nos arredores, e dormiam em colchões velhos e sujos sobre tábuas de madeira.

Por vezes, ambos tinham de tomar banho em um riacho pois a bomba d’água não funcionava.

Os dois trabalhadores tinham de comer no chão, pois não havia local para comer adequadamente. E a comida, inclusive, tinha procedência duvidosa. “Já emagreci uns quatro quilos desde que cheguei, a comida não é boa”, disse um dos idosos, que recentemente ainda foi atacado por abelhas no local.

Publicidade

Além disso, segundo relatos, eles não tinham direito a férias ou descanso semanal.

A água que eles bebiam vinha de doação de moradores da fazenda vizinha, que se solidarizavam com a situação. Porém, quando acabava, ambos bebiam água do córrego perto do barraco.

Operação de resgate foi concluída em 1º de março
Operação de resgate foi concluída em 1º de março Operação de resgate foi concluída em 1º de março

Punição

Os empregadores terão de arcar com multas pelas infrações cometidas no trabalho dos dois idosos, e firmaram TAC (Termo de Ajuste de Conduta), assumindo o compromisso de não mais submeterem trabalhadores a essa condição e pagarem indenizações por danos morais e individuais e danos morais coletivos, além de multa de R$ 5 mil para cada cláusula descumprida.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.