Cidades Mapa dinâmico criado na UFPB mostra IDH de todos municípios do país

Mapa dinâmico criado na UFPB mostra IDH de todos municípios do país

Pesquisadores do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Universidade

Portal Correio

Pesquisadores do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criaram um mapa dinâmico para apresentar o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) em todo o Brasil.

Leia também:

Volume de serviços na PB cresce 4,4% em setembro

A ferramenta, lançada nesta semana, foi desenvolvida pelos professores Cássio Besarria, coordenador do Labimec, e  Diénert Vieira. Para os municípios da Paraíba, foi disponibilizado um mapa extra, com uma linha do tempo de casos de Covid-19, desde o início da pandemia de coronavírus.

Segundo Cássio Besarria, o mapa dinâmico apresenta o IDHM por estado e por munícipio, nas três dimensões do desenvolvimento humano – longevidade, educação e renda –, que podem ser visualizadas de forma agrupada ou isolada (neste caso, o mapa tem uma cor diferente para cada dimensão escolhida).

Os dados disponibilizados refletem o mais recente mapa do IDHM do Brasil, de 2010, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O desenvolvimento de cada cidade é calculado a partir de informações do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considerando as chances de se levar uma vida longa e saudável, de se ter acesso ao conhecimento e de ter uma renda per capita que seja suficiente para suprir necessidades básicas.

O índice varia de 0 a 1, sendo 1 o maior desenvolvimento. Já o mapa dinâmico da Covid-19, que apresenta uma linha do tempo de registro de casos e de óbitos (acumulados e novos) nos municípios na Paraíba, foi criado, por sua vez, com base nos dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Últimas