Cidades O que pode ser restituído com o Imposto de Renda?

O que pode ser restituído com o Imposto de Renda?

Ao declarar o Imposto de Renda Pessoa Física 2021, é preciso ter atenção aos documentos necessários, especialmente as despesas que podem ser dedutíveis na base de cálculo do imposto. A restituição acontece quando o contribuinte pagou imposto a mais, então o dinheiro é devolvido. Na declaração, as contas são analisadas no programa da Receita Federal, […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio

Ao declarar o Imposto de Renda Pessoa Física 2021, é preciso ter atenção aos documentos necessários, especialmente as despesas que podem ser dedutíveis na base de cálculo do imposto. A restituição acontece quando o contribuinte pagou imposto a mais, então o dinheiro é devolvido. Na declaração, as contas são analisadas no programa da Receita Federal, que deduz esse valor conforme os rendimentos da pessoa e suas despesas.

Mas quais seriam essas despesas? Segundo o Prof. Me. Paulo César, de Ciências Contábeis do Unipê, gastos com saúde são exemplos: médicos (como consultas e exames), hospital, dentistas, psicólogos, entre outros. Portanto, guarde recibos, notas fiscais ou, então, os informes dos planos de saúde. Não há limite para dedução de despesa médica.

Outras despesas que podem ser abatidas no Imposto de Renda são aquelas feitas com: educação (do infantil ao superior, por exemplo); dependentes, como pais, filhos e avós; previdência privada e social; doações incentivadas; e pensões judicial. Desse modo, elas podem ajudar a ter um valor maior na sua restituição. Adendo: não é mais permitido deduzir gastos dos patrões com a previdência de empregados domésticos.

Como usar a restituição?

Uma das formas de utilizar o dinheiro devolvido é no aumento do seu patrimônio. “O ideal seria investir, procurar uma melhor forma de rendimento, ou seja, aquela que vai lhe dar o maior ganho possível”, diz Paulo. Isso pode ser feito aplicando a restituição em investimentos de renda fixa ou variável, como o Tesouro Selic e as ações, respectivamente. E isso, claro, dependerá do seu perfil de investidor (conservador, moderado e arriscado).

É interessante pensar na qualificação para a carreira também. “Investir em educação e/ou algo que possa incrementar na vida profissional também seria uma boa destinação para os recursos da restituição”, reforça. Mas se você está endividado com algo, o especialista afirma ser melhor buscar a quitação das dívidas. “Especialmente aquelas que possui maior juros”, finaliza Paulo.

As restituições serão pagas em cinco lotes diferentes, entre maio e setembro de 2021. Elas poderão ser feitas em contas de pagamento, como os bancos digitais. E aqui você confere as 10 principais dicas para fazer a sua Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021.

Últimas