Cidades ‘Outubro Rosa’: Autoexame pode indicar o câncer de mama

‘Outubro Rosa’: Autoexame pode indicar o câncer de mama

Conteúdo patrocinado. Durante o Outubro Rosa, o Brasil promove uma grande campanha

Portal Correio

Conteúdo patrocinado. Durante o Outubro Rosa, o Brasil promove uma grande campanha de conscientização para a prevenção do câncer de mama. Em 2020, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) espera ocorrer 66 mil novos casos no país. O tumor maligno é composto pelo crescimento desordenado de células e o desenvolvimento de um nódulo na mama. Mas é possível detectá-lo pelo autoexame?

O autoexame das mamas permite ver qualquer mudança, mas não substitui a mamografia, que deve ser feita mesmo durante o período de distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Ao realizá-lo, observe os dois seios com os braços abaixados, depois coloque as mãos na cintura e faça força; em seguida, coloque as mãos atrás da cabeça.

“Há algo fora do comum? Com a pele ensaboada, a mulher deve elevar o braço direito e pressionar suavemente a mama com os dedos da mão esquerda, fazendo uma espiral da axila até o mamilo e observar a presença de nódulos ou endurecimento. Depois, deve fazer o mesmo com a mama esquerda”, ensina a ginecologista Dra. Andréa Larissa Ribeiro Pires, professora de Medicina do Unipê.

“A maioria das dores mamárias são benignas e ocorrem por ação dos hormônios endógenos da mulher, principalmente, antes da menstruação. No entanto, a dor também pode ocorrer em casos de cânceres de mama”, finaliza.

Os casos de câncer de mama são associados à genética e ao estilo de vida das mulheres. Seus sinais e sintomas são variados, como: nódulo único endurecido, inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo), irritação ou abaulamento de uma parte da mama, dor na mama ou mamilo, inversão do mamilo, eritema (vermelhidão), edema (inchaço) da pele, espessamento ou retração da pele ou do mamilo, secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos e linfonodos (gânglios axilares) aumentados.

“É importante ressaltar que neste isolamento social as mulheres devem realizar a sua mamografia anual, adotando todas as recomendações sanitárias, como o uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social”, finaliza a Dra. Andréa. Na Paraíba, o Hospital Napoleão Laureano, o Centro Especializado Diagnóstico do Câncer (CEDC) e o Hospital Vicente de Paula, localizados em João Pessoa, realizam o exame gratuitamente em mulheres que estão entre os 50 e 69 anos de idade.

Últimas